A Rede de Economia Solidária de Cambira, inaugurou seu novo espaço voltado para gastronomia; Doces, bolos, bombons, salgados, cucas, tortas, pães, roscas, pães doces, conservas, salgados fritos e assados, aberto das 16h00 às 20h00.
O que é uma Economia Solidária?
Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, estudar, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente.
Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. Trata se de uma alternativa de geração de trabalho e renda pela via do trabalho que combina os princípios de autogestão, cooperação e solidariedade na realização de atividades de produção de bens e serviços, distribuição, consumo e finanças.
Rede de Economia Solidária de Cambira.
A Rede de Economia Solidária tem sido uma resposta importante para diversas pessoas do nosso município. Hoje a Rede de Economia Solidária de Cambira, conta com 86 pessoas que fizeram a capacitação. São pessoas dos mais diversos seguimentos como artesãs, cozinheiras, costureiras, bordadeiras e professoras.
Com apoio da Secretaria de Ação Social e da Prefeitura Municipal de Cambira, nossa rede conta atualmente com 2 pontos fixos, sendo no TERMINAL RODOVIÁRIO e outra na PRAÇA DOS PIONEIROS na Igreja Matriz São José, na casinha do Papai Noel e ainda contamos duas barracas nos dias de feira livre (terça e sexta feira).
Objetivos:
Ao considerar o ser humano na sua integralidade como sujeito e finalidade da atividade econômica, a Economia Solidária aponta para uma nova estratégia de desenvolvimento, antagônica ao capitalismo, e que se expressa em diferentes dimensões, democratização da gestão da atividade econômica; justa distribuição dos resultados alcançados, participação junto à comunidade local em processos de desenvolvimento sustentável; preocupação com o bem-estar das pessoas e com a preservação do meio ambiente e relações com outros movimentos sociais e populares.