O prefeito eleito de Arapongas, Rafael Cita, anunciou nesta terça-feira (10) o padre Lino Batista de Oliveira para a Secretaria Municipal da Educação. “Padre Lino tem uma vasta experiência na área educacional, um excelente currículo e com certeza vai trazer uma grande contribuição para o nosso mandato e para Arapongas. A educação de nosso município já é uma referência por tudo o que foi conquistado ao longo dos dois mandatos do prefeito Sérgio
Onofre, mas com certeza podemos avançar ainda mais”, afirmou Rafael Cita.
Padre Lino, que já atuou em paróquias e em estabelecimentos de ensino da região, atualmente reside em Florianópolis, Santa Catarina, onde trabalha como capelão hospitalar e professor tutor na Universidade Federal. “Alguns professores me consultaram sobre se estaria disposto a voltar para Arapongas e assumir a Secretaria Municipal de Educação. A partir daí, iniciamos um diálogo com educadores e com o prefeito eleito Rafael Cita e é com alegria que aceitei a missão”, afirma padre Lino. Segundo ele, o anúncio oficial só foi definido também depois do comunicado ao bispo da Diocese, uma vez que padre Lino, enquanto ocupar o cargo de servidor público, não poderá assumir nenhuma paróquia.
Padre Lino disse já ter informações sobre a estrutura e o funcionamento da Secretaria Municipal de Educação. “Sei que nos últimos anos o município avançou nesse setor, inclusive nos indicadores de desempenho. Quero agora conversar com os professores, com os servidores e com todos os envolvidos com a área escolar para mantermos e, se for o caso, até melhorar tudo aquilo que estiver funcionando bem e avançar onde for preciso, inclusive na elevação da nota de desempenho”, acrescentou padre Lino, agradecendo ao prefeito eleito pela confiança.
Padre Lino possui graduação em Teologia pelo Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus (2001), em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração (1999), em pedagogia (UNIJALES), em Direito (FACNOPAR), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universita S. Tommaso D’Aquino – Roma, Itália (2008). Também atuou como avaliador do MEC, professor da Faculdade do Norte Novo de Apucarana (modalidade presencial e EAD), Instituto Filosófico de Apucarana, Faculdade Catuaí (pós-graduação) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em áreas como ética e bioética.
Pref. de Arapongas