A décima primeira edição da Movelpar – Feira de Móveis do Paraná, realizada nesta semana em Arapongas, o maior município brasileiro fabricante de móveis, foi considerada um sucesso pelos expositores do evento. As indústrias participantes investiram em soluções, funcionalidade e design para apresentarem produtos compatíveis com a expectativa do consumidor, o que agradou os lojistas. -Tivemos uma excelente qualificação dos visitantes e percebemos que estão otimistas com a retomada da economia e com o crescimento nas vendas do varejo-, afirmou Márcio André Martinez, diretor geral da Demobile, de Arapongas.
Irineu Borrasca, diretor executivo da Nicioli, também de Arapongas/PR, destacou as negociações já realizadas durante a Feira. -Foram dias excelentes para os negócios. O nível de visitação foi bastante profissional e as soluções apresentadas pela indústria entusiasmaram o mercado. Trouxemos um sino para a Feira para ser tocado a cada venda realizada. Ouvimos o som do sino pelo menos umas 20 vezes-, destacou.
A Lopas, de Ubá/MG, também se surpreendeu com o público visitante. -Esperávamos que a Feira fosse boa, mas foi melhor ainda. Tivemos muita visitação do Brasil e de muitos clientes do mercado externo. Todos com poder de decisão de compra-, relatou Diego Muzitano. Dalvo Marostica Junior, da DJ Móveis, investiu na ampliação do espaço e na localização do estande na Feira para poder mostrar um maior número de produtos. -Ampliamos o nosso mix e tivemos bons resultados. Nos surpreendemos positivamente com a quantidade e com a qualidade da visitação. Realizamos muitos negócios no evento e temos boas perspectivas pela frente-, disse.
Diretor presidente do grupo Castor, Hélio Antônio da Silva afirmou que os negócios foram bastante proveitosos e que o lojista está motivado. -Vendemos na Feira e percebemos que o lojista veio ao evento para fazer negócio-, salientou. Já o gerente comercial do grupo Herval, de Dois Irmãos/RS, Claudson John, disse que as perspectivas foram atingidas e que, além de negócios fechados no evento, aposta nas vendas pós Movelpar. -Participar de feiras é importante para fortalecer relacionamentos e conquistar novos mercados. Em quatro dias, falamos com uma grande quantidade de clientes que demoraríamos seis meses para visitar-.
A visitação também foi considerada excelente pelo diretor presidente da Santos Andirá, de Andirá/PR, José Roberto dos Santos. -Vendemos para importadores e prospectamos negócios em várias regiões do país. As grandes redes varejistas estiveram presentes na Movelpar, o que potencializa parcerias e negócios-, afirmou. Ivan Oliveira, diretor comercial da Moval, também destacou a visitação, tanto do Brasil quanto do exterior. -Recebemos no nosso estande só clientes potenciais e muitos importadores. As perspectivas são excelentes-, sublinhou.
Balanço
A Movelar 2017 deverá encerrar os quatro dias do evento com fluxo de 35 mil pessoas. O evento recebeu visitantes de todos os Estados brasileiros e de muitos países interessados na importação do mobiliário nacional, entre eles Argélia, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Estados Unidos, Gana, Guatemala, Libéria, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Zâmbia.
Segundo os organizadores, a projeção de negócios para o pós-evento deve ser confirmada na próxima semana após realização de pesquisa com os 168 expositores do evento. A perspectiva é que possa atingir mais de meio bilhão de reais. -Consideramos o resultado desta edição excelente, o que mostrou que o setor está preparado para voltar a crescer junto com a economia do país. A qualificação da visitação consolida a Movelpar como uma feira referencial e de grande relevância para toda a cadeia produtiva do setor-, avaliou Wanderley Vaz de Lima, presidente do Expoara e da Movelpar 2017.
No Projeto Comprador Internacional, realizado dentro da Movelpar, os resultados já foram tabulados pelo Sebrae e Sima – Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas, organizadores das rodadas de negócios. Foram realizados 430 encontros entre 17 importadores e 62 indústrias moveleiras. A expectativa de negócios para esta edição apontada pela pesquisa realizada com os importadores foi de US$ 13,8 milhões.
A data da próxima edição da Movelpar já foi confirmada: 18 a 21 de março de 2019.