O início do ano é o período de maior movimento de vagas de estágio no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Na unidade de Apucarana da instituição, 207 vagas, em 53 empresas, foram abertas para estudantes neste ano. Dessas, 160 já foram ocupadas. O estágio é uma das principais ‘portas de entrada’ dos jovens para o mercado de trabalho.
O CIEE é uma instituição mantida pelo setor empresarial há mais de 50 anos, com o objetivo de fazer a intermediação entre as empresas e os estudantes que almejam um estágio. A coordenadora da unidade apucaranense, Roseli Paetzold, afirma que a procura por vagas é boa.´
“No início do ano, os estudantes procuram muito uma vaga de estágio. É uma maneira de conquistar o seu ‘lugar ao sol’, ou seja, conseguir seu espaço no mercado de trabalho. Para a maioria deles, é a primeira oportunidade de emprego”, diz.
Segundo ela, o principal segmento de oferta de vagas é o de prestação de serviços. “Através do estágio, o estudante pode ingressar na empresa e desenvolver atividades que mostrem seu diferencial. Há inúmeros casos de sucesso assim. No caso de estudantes de educação profissional e ensino superior, o estagiário pode ter contato com a futura profissão. Para as empresas também é importante, pois o estágio facilita a descoberta de novos talentos”, ressalta.
Para pleitear uma vaga, é necessário possuir idade igual ou superior a 16 anos, estar regularmente matriculado e frequentando cursos de Ensino Médio, Educação Profissional de nível Médio (pós-médio), Educação Profissional de nível Superior (tecnologia) ou Educação Superior (incluindo pós-graduação), além de Educação Especial. Para se cadastrar é necessário apresentar RG, CPF e declaração de matrícula em uma das unidades do CIEE. O cadastro também pode ser feito no site www.cieepr.org.br.