Arapongas

Prefeitura firma convênio para reformar a Praça Mauá

Compartilhe no WhatsApp

 

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), João Carlos Ortega, assinaram na manhã desta terça-feira (26), em Curitiba, o convênio para as obras que vão remodelar completamente a Praça Mauá. Construída nos anos 40, a Praça Mauá, depois renomeada de Praça Doutor Júlio Junqueira, foi um dos pontos mais frequentados de Arapongas ao longo de décadas. O projeto de reforma foi elaborado pela equipe de engenheiros da Secretaria de Obras da Prefeitura e o convênio prevê o investimento de R$ 1,6 milhão.

“Vencida essa etapa da assinatura, agora vem a fase de licitação e em seguida a liberação da ordem de serviço. Esta é uma obra que tem importância especial para os araponguenses, uma vez que a Praça Mauá é um patrimônio valioso, intimamente ligado com a historia do município”, afirma Sérgio Onofre. Ele destaca que também pela Sedu já estão em fase final os preparativos para o convênio da revitalização e cobertura da Feira da Lua.

Jair Milani, vice-prefeito e secretário de Obras, afirma que o trabalho de recuperação da Praça Mauá demandou amplo trabalho da equipe de engenheiros. “O desafio foi buscar um projeto capaz de remodelar todo aquele espaço, dando um aspecto moderno e acolhedor e, ao mesmo tempo, conservando detalhes básicos do projeto original”, salientou Milani. O engenheiro Ricardo Koike afirma que embora o projeto preserve alguns itens da obra original, como o chafariz, haverá alteração do paisagismo, realocação de equipamentos, mudança nos espaços de circulação e diversas outras melhorias.

A Praça Mauá foi a primeira a ser construída em Arapongas. Segundo os arquivos do IBGE, ela existe desde a década de 40 e teria sido o marco para o traçado de ruas e logradouros da cidade, feito na época pela Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná. O local passou a ser denominado Praça Doutor Júlio Junqueira em dezembro de 1951, em homenagem ao primeiro prefeito eleito e Arapongas. Na década de 60 aconteceu sua primeira e única reforma estrutural.

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: