Arapongas

Prefeitura e IFPR firmam convênio para pesquisa e inovação no projeto de biogás

Compartilhe no WhatsApp

Durante uma videoconferência, na manhã desta sexta-feira-feira, 23, a Prefeitura de Arapongas e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) firmaram um Termo de Convênio a ser inserido no projeto de energia renovável – o projeto para a produção do biogás em Arapongas, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima). O termo de convênio será utilizado para a pesquisa, desenvolvimento e inovação, com uma equipe técnica de pesquisadores do IFPR. O ato contou com a participação do prefeito Sérgio Onofre, do secretário de Indústria e Comércio (Semic), Nilson Violato, do reitor do IFPR, Odacir Zanatta, do diretor do IFPR Campus Arapongas, Thiago Pereira do Nascimento, coordenador do Convênio, Thiago Orcelli, da deputada federal Luísa Canziani e representantes do Sebrae e demais entidades.
Segundo o secretário Nilson Violato, esse foi um importante passo para o projeto do biogás. “Esse será o nosso primeiro produto, dentro o projeto de energia renovável. Poder contar com uma equipe técnica de pesquisadores e profissionais capacitados é algo de grande valia”, disse. O biogás é um projeto que já tramita dentro de Arapongas, através do Sima, há três anos. O projeto contará com a construção de uma matriz energética descarbonizadora. Assim, o município vai entrar no segmento de energia renovável. Todo o processo fortalece o surgimento do Parque Tecnológico de energias renováveis e tecnologias emergentes.
O reitor Odacir Zanatta também se mostrou satisfeito com a parceria entre o município e o IFPR. “O IFPR está presente em 570 municípios brasileiros e em Arapongas faremos também um trabalho de excelência. Nós priorizamos a educação pública e gratuita de qualidade. Esse convênio vem fortalecer ainda mais esse vínculo. O IFPR tem por objetivo trazer a educação técnica e a pesquisa aplicada”, disse.
A deputada Luísa Canziani citou a importância do fortalecimento de vínculos em prol de pesquisas que contribuem com o desenvolvimento de Arapongas. “É fantástico podermos acompanhar os caminhos positivos que Arapongas segue, especialmente em projetos que possam contar com a equipe de grandes profissionais do IFPR. Acredito e defendo a bandeira da educação, por isso, esse momento é de grande impacto”, salientou.
Onofre agradeceu o envolvimento dos responsáveis e enalteceu a importância de projetos inovadores. “Temos apostado em um projeto de cidade inteligente, com iniciativas da Semic e demais parcerias. E Arapongas tem tudo para avançar nesse sentido. A vinda do IFPR para o município fomentou também o nosso novo Parque Industrial Francisco Marcos Pennacchi e casas populares que serão construídas naquela região. Tudo está caminhando muito bem”, destacou.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: