A Prefeitura de São João do Ivaí divulgou na manhã desta terça-feira (23) uma nota com esclarecimentos sobre a carne que foi entregue nas Escolas do município e que que foi apreendida nesta segunda (22).
A carne estava num carro que já foi utilizado como ambulância, mas que agora transportava produtos alimentícios. Porém os lotes congelados estavam sem a devida refrigeração, eram levados irregularmente para as instituições.
A apreensão dos 137 kg de carne aconteceu no posto da Polícia Rodoviária Estadual, a mercadoria foi levada para a Vigilância Sanitária de São Pedro do Ivaí, que fez o devido descarte.
Na ocasião o motorista informou que havia entregado carne em Lunardelli e em São João do Ivaí, que estava indo para São Pedro quando foi abordado. As instituições dessas cidades foram orientadas em não usar a carne.
O caso segue sendo investigo.
Leia a nota:
SUSPENSÃO NO FORNECIMENTO DE CARNE BOVINA
A prefeitura municipal de São João do Ivaí informa que retirou temporariamente a carne bovina do cardápio nutricional das escolas municipais, após a secretaria de Educação tomar conhecimento de que a empresa vencedora da licitação estaria trabalhando de forma irregular (com veículo inapropriado e sem refrigeração para o transporte de alimentos). Inclusive, o veículo desta empresa foi apreendido com carregamento de carne na data de ontem (segunda-feira, 22 de Abril de 2019). Ao tomar ciência do ocorrido, a secretaria de Educação recebeu orientação da Vigilância Sanitária e ordenou o descarte das carnes bovinas.
Reiteramos que através da assessoria jurídica dessa municipalidade, todas as providências necessárias estão sendo tomadas, inclusive, para que a empresa licitante preste os devidos esclarecimentos. Contudo, reafirmamos que o fornecimento está suspenso e que um processo administrativo será aberto, visando a aplicação das penalidades inerentes ao caso.
Tranquilizamos os pais sobre a qualidade da merenda escolar fornecida nas escolas municipais. O cardápio é desenvolvido por nutricionista e todos os alimentos são inspecionados, ou seja, é descartada qualquer hipótese de que os alunos tenham ingerido algum alimento fora do prazo de validade ou estragado. Enaltecemos ainda o zelo e o carinho das nossas merendeiras na produção do cardápio, o que aumenta nossa confiança de que a alimentação fornecida é de qualidade.
Outrossim, manifestamos nosso repúdio ao exposto e frisamos que esse episódio leva o poder público a inserir novas regras de inspeção, ou seja, todos os contratos de gêneros alimentícios serão revisados e as empresas passarão por rigorosa vistoria.
Concluímos: o fornecimento de carne bovina está suspenso no âmbito do município de São João do Ivaí, até que o processo administrativo atinja seu efeito e uma nova contratação seja realizada. No entanto, os alunos não terão ausência de proteína na dieta, visto que existem licitações vigentes para fornecimento de carne de frango e de porco.
São João do Ivaí, 23 de Abril de 2019
Prefeitura de São João do Ivaí – PR.