Nesta quarta-feira, 06, o prefeito Sérgio Onofre esteve reunido com o secretário da Segurança Pública e Trânsito (Sestran), Paulo Argati, e com o procurador jurídico do município, Rafael Cita, a diretora de Recursos Humanos (RH), Tieko Saito Pereira, e a secretária de Governo, Lúcia Golon. Na oportunidade, foi apresentado ao prefeito o novo estatuto e plano de classificação de cargo, carreira e remuneração da Guarda Municipal de Arapongas (GMA).
Conforme Argati, o novo estatuto passou por uma reformulação e deve prever a extensão do tempo total de carreira; anteriormente de cinco para 18 anos, não limitação das vagas sênior; considerada topo de carreira, que anteriormente se restringia em 40 vagas, entre outras medidas que contribuirão com a perspectiva de crescimento da carreira dos guardas. “Fizemos adaptações que virão ao encontro do crescimento da carreira dos nossos GMs. Muitos estavam estagnados com o estatuto anterior. E agora o efetivo terá oportunidade igualitária de crescimento. A partir do momento em que o GM atingir o tempo de serviço determinado, preenchendo todos os requisitos necessários, será possível a progressão”, disse. Argati ainda acrescentou que entre os requisitos constam: pontuação máxima em cursos de aperfeiçoamento; grau de escolaridade; bom comportamento; além do tempo de serviço, entre outros.
Para Onofre, o novo estatuto apresenta uma tabela sustentável e viável ao município e melhora a expectativa de crescimento dos profissionais. “ Há seis anos o nosso jurídico, a Sestran – através de uma comissão com a representação de GM’s – e o RH têm trabalhado para a correção deste estatuto. Vamos encaminha-lo para à Câmara e aguardaremos o retorno para as demais sanções”, disse.