A Prefeitura Municipal de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), iniciou nesta segunda-feira, 07, a instalação de câmeras de monitoramento em prédios públicos. Nesta primeira etapa, serão contemplados 24 locais – os primeiros pontos foram a Unidade Básica de Saúde Dr. Abelardo de Araújo Moreira, que fica no Conjunto San Raphael II, e no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Hilda Santiago Grassano, também do Cj. San Raphael. O projeto deve abranger o total de 48 prédios – com recursos próprios, no valor de R$ 900 mil. Segundo o secretário da pasta, Paulo Argati, serão aproximadamente 200 câmeras de segurança distribuídas nas áreas internas e externas dos prédios públicos. “Tudo será monitorado 24 horas por dia, através do nosso Centro de Monitoramento Municipal. Este já era um projeto que almejávamos há algum tempo e que, com o apoio do prefeito Sérgio Onofre, finalmente saiu do papel. Vamos aumentar e fortalecer a segurança nesses pontos cruciais, coibindo a prática de crimes, como furtos, roubos e até mesmo vandalismo e depredação dos prédios públicos”, afirmou. Argati ainda acrescenta que o sistema conta com mais de 400 pontos de alarmes – com sensores de presença.
Arapongas conta atualmente com 52 prédios públicos monitorados com câmeras e alarmes. Somando ao novo projeto, o município deve atingir cerca de 80% dos prédios públicos municipais monitorados. “Isso irá beneficiar muito a segurança municipal. As câmaras serão gradativamente instaladas em pontos cruciais, como praças, escolas, espaços esportivos, entre outros”, reforçou o secretário.
VANDALISMO
Recentemente, duas novas ações de vandalismo foram registradas em Arapongas: uma no Meu Campinho do Cj. Águias e, novamente, no Centro de Lazer e Esporte Adilson Siqueira, no Jd. Interlagos. No primeiro local, as luminárias da quadra esportiva foram furtadas e o salão comunitário, bem ao lado, também foi vandalizado com pichações e quebra de vidraças. Já o segundo local teve a porta metálica de um dos banheiros retirada, além de outros danos no vestiário e quadra esportiva. O vice-prefeito e também secretário de Obras, Jair Milani, lamentou ambas as situações. “É uma tristeza vermos o que tem acontecido em nossos locais públicos. Aqueles que também deveriam cuidar são os que vandalizam e destroem. Muitas das obras contam com recursos estaduais ou federais – exclusivos para as obras. E quando estes locais são depredados, temos que buscar novos recursos, o que torna tudo mais difícil. A má intenção de alguns prejudica toda uma comunidade. Vamos nos reorganizar e reparar os danos, mas pedimos a colaboração de todos”, salientou. Milani ainda acrescentou que a expectativa é de que as novas câmeras coíbam tais crimes e que favoreçam a identificação de seus autores.
Em casos de vandalismo ao patrimônio público, a população pode colaborar denunciando através do 153 ou 0800 645 90 60 (Guarda Municipal).