Arapongas

Prefeitura de Arapongas faz balanço de ações voltadas ao Meio Ambiente

Compartilhe no WhatsApp

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente – celebrado nesta quarta-feira, 05, a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma), reforçou sobre as iniciativas desenvolvidas e que geram conscientização e preservação dos recursos naturais. “Temos executado ações em várias frentes, mas o mais importante é ampliarmos ações efetivas e práticas, unindo os esforços de todos com o devido cuidado junto ao meio ambiente”, afirma o secretário da pasta, Renan Rodrigues.

PROJETO ÁGUA LIMPA

Desde novembro de 2018, a Prefeitura de Arapongas vem colando em prática os serviços do projeto “Água Limpa”, capaz de proteger as nascentes, usando tecnologia de solo-cimento, numa ação com baixo custo e facilmente replicável. A iniciativa conta com representantes da Seaspma, Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Emater, Sanepar, Fortmag e demais parceiros. Até agora, 51 nascentes já passaram por recuperação; em áreas urbanas e rurais.

PLANO MUNICIPAL

O Plano Municipal de Arborização Urbana de Arapongas, criado e aprovado em 2019, é um projeto que conta com ações da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma) e elaborado pelo Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES), vinculado à Universidade Estadual de Londrina (UEL).E define diretrizes do planejamento, implantação e manejo da Arborização Urbana Municipal, promovendo a arborização como um instrumento de desenvolvimento urbano, qualidade de vida e equilibro ambiental.

AÇÕES EDUCATIVAS

Envolvendo a comunidade, a Prefeitura já participou de diversas ações de plantio de mudas de árvores, incluindo também a participação de alunos da Rede Municipal. No ano passado, ocorreu o plantio de mudas de árvores em frente ao CMEI do Piacenza. Outros 11 pontos estratégicos da cidade também receberam o plantio – totalizando 180 mudas de árvores. Plantio também no prolongamento da Avenida Rouxinol; em trecho iniciado logo após o CDP, chegando até o portal da Colônia Esperança, que recebeu 200 mudas de Ipê Amarelo. A iniciativa fez parte das ações da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente (Seaspma) e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), com o apoio dos Rotarys Clube Beija-Flor, Amanhecer e Arapongão – por meio do projeto “Plante Vida”, além da parceria grupo Escoteiros Pássaros da Paz e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

COMDEMA

Destaque também para o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Arapongas (Comdema), que tem atuado por meio de recursos e projetos ligados ao Meio Ambiente. Atuando na participação de serviços que envolveram a contensão de erosões, projeto de revitalização do Parque das Nações, Canil Municipal, e outros.

FUTURA SEDE

Ainda conforme a Seaspma, a Secretaria tem projeto para a construção de uma sede própria –  serviço a ser empenhado. A proposta é de que o novo espaço seja construído na parte interna do Parque dos Pássaros.

USINA

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, já vem alinhando estratégias de implantação de uma usina de reciclagem de lixo com capacidade para atender a Amepar. Ano passado, um encontro com o presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri, tratou de pautas para a instalação de uma usina de reciclagem de lixo. A ideia é instalar a usina em Arapongas para atender todos os municípios da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), com exceção de Londrina. 

VOCÊ SABIA?

Muitos não sabem, mas 80% da área de Arapongas fica sobre mananciais. Além disso, temos 44 nascentes mapeadas em nosso município, por isso a cidade é reconhecida como o berço das águas do Paraná. 

 

Pref. de Arapongas

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: