Arapongas

Prefeitura de Arapongas desenvolve Dia “D” de Saúde Bucal na Rede Municipal

Compartilhe no WhatsApp

Fortalecendo as ações estratégicas em saúde, a Prefeitura de Arapongas promoveu na última quarta-feira, 08, ações do Dia “D” da Saúde bucal nas escolas municipais. As atividades também são alusivas à Lei nº 14.572, de 8 maio de 2023 – que instituiu a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do SUS. Durante todo o dia, equipes de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBS’) e agentes comunitários de saúde (ACS’s) percorreram as instituições de ensino levando orientações, escovação supervisionada, entrega de kits de higiene e atendimentos odontológicos aos alunos do Ensino Fundamental.

O secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, reafirma que as estratégias aproximam a comunidade dos serviços primários em Saúde. “É uma forma de levarmos saúde para dentro das escolas, incentivando e orientando os alunos sobre os cuidados com a saúde bucal, para que cresçam com dentes saudáveis. Além de estarmos atentos com as necessidades de cada estudante”, salientou. As atividades integram também a ação “Mais Saúde Bucal” do programa Saúde na Escola (PSE).

Também foram realizados: levantamentos epidemiológicos de problemas bucais, aplicação tópica de flúor nos casos indicados (estação planejamento-prevenção) e realização do Tratamento Restaurador Atraumático (ART) (estação recuperação); nos casos com indicação e encaminhamento para tratamento odontológico nas UBS’s.  

Saiba mais
O tratamento restaurador atraumático (ART) é uma técnica baseada no conceito de mínima intervenção e máxima preservação das estruturas dentárias. Baseia-se em procedimentos pouco invasivos, atraumáticos, onde são utilizadas apenas curetas odontológicas para a remoção do tecido cariado. Não há necessidade de anestesia, sendo utilizados materiais adesivos com boa liberação de flúor como os ionômeros. Por isso, é uma técnica com ampla aceitação por crianças na terapêutica do atendimento, principalmente para pacientes com alguma dificuldade comportamental como pacientes não-colaboradores ou com alguma necessidade especial.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: