Levantamento feito pela Tribuna do Norte junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que os prefeitos eleitos da região de Apucarana no pleito municipal de 6 de outubro têm entre 37 e 70 anos. Dos 29 eleitos, a maioria tem de 50 a 65 anos, sendo 14 nessa faixa etária, ou seja, 48%, quase a metade. Entre 40 e 49 anos são 7 os eleitos.
Na parte de baixo, são 5 os prefeitos que têm 40 ou menos de 40 anos, enquanto na parte de cima são três os que têm mais de 65 anos.
Os prefeitos mais novos são Rafael Cita (PSD), de Arapongas, Rodolfo Mota (União Brasil), de Apucarana e José Carlos Corona (PSD), de Manoel Ribas, todos com 37 anos de idade, sendo Rafael Cita o mais novo pela ordem de data de nascimento. Eles são de Paulo da Padaria (PSDB), de Califórnia, e Willian José Gonçalves (Podemos), de Grandes Rios, ambos com 38 anos.
O prefeito eleito mais velho é Benedito José Púpio (MDB), o Ditão Púpio, de Jandaia do Sul, que tem 70 anos e vai exercer seu terceiro mandato à frente da administração municipal. Ditão Púpio é casado, aposentado e produtor rural, com curso superior completo. No pleito deste ano foi eleito com 4.163 votos, vencendo outros seis adversários que estavam na disputa.
Abaixo dele por idade vêm os prefeitos eleitos de Novo Itacolomi, João Pedro Magon (PSD), com 68 anos, e Manoel Salvador (PSDB), de Arapuã, que tem 66 anos.
O prefeito mais novo da região, Rafael Cita, de Arapongas, é casado, advogado e já foi procurador jurídico do Município de Arapongas, além de ter sido também secretário de Governo, em ambos os casos na gestão do prefeito atual Sérgio Onofre da Silva (PSDB). Na eleição de 6 de outubro foi eleito com 30.557 votos, contra 27.532 dados ao seu adversário Jair Milani (PL).
A maioria dos eleitos, sete no total, declarou ser empresários, enquanto as outros são professores, agricultores e servidores públicos, entre outras ocupações.
Vinte e um prefeitos declararam como estado civil casados e demais divorciados ou separados judicialmente. Apenas a prefeita eleita Rosana Ferreira Lopes, a Rosana do Ná (Republicanos), 41 anos, de Bom Sucesso, declarou estado civil como solteira.
NO BRASIL
O prefeito eleito mais velho do Brasil é de Barro Duro, cidade de 6,6 mil habitantes localizada a cerca de 100 quilômetros de Teresina, capital do Piauí. Eloi Pereira de Sousa, que usou Coronel Eloi (PSD) como nome de urna, tem 87 anos de idade, mas estará com 88 anos quando tomar posse de um novo mandato, em 1º de janeiro de 2025. Ele é o atual prefeito da cidade, estando no cargo desde 2021.
Nascido em 1º de dezembro de 1936, Eloi é advogado e casado. Seu vice é David Rodrigues da Cunha Pessoa, o Davi do Zé Isaac (PSD), tem 39 anos.
Já o prefeito eleito mais novo é o estudante Juninho de Marinalva (MDB), de Curral Novo do Piauí, município do interior do Piauí. Ele tem 21 anos, idade mínima para tomar posse. Ele recebeu 4.497 votos (99,14% dos votos válidos) vencendo seu adversário Zé Filho (União Brasil), que fez apenas 39 votos (0,86%).
Informações: TNOnline