Arapongas

Prefeito e entidades pedem Delegacia da Mulher e nova cadeia a secretário

Compartilhe no WhatsApp

Aproveitando a interiorização de governo realizada nesta semana em Londrina por Ratinho Júnior e seu secretariado, o prefeito Sérgio Onofre esteve em audiência com o secretário Estado da Segurança Pública, Luiz Felipe Carbonell. Na pauta, a instalação da Delegacia da Mulher em Arapongas. “Foi uma conversa produtiva, em que nós, com o apoio de representantes de entidades, conseguimos demonstrar ao secretário que a instalação da Delegacia da Mulher em Arapongas é viável e relativamente simples. Basta vontade por parte do Estado”, avaliou o prefeito.

A audiência também teve a presença de representantes da OAB, Polícia Civil, Conselho Municipal de Segurança e do secretário municipal de Segurança e Trânsito, Paulo Sérgio Argati. O presidente da subseção da OAB, José Vitor Al Majida de Almeida Júnior, o advogado Luiz Yokomizo, delegados de polícia e integrantes da Comissão da Mulher Advogada voltaram a apresentar os números de um estudo que mostra a necessidade urgente da instalação da Delegacia da Mulher.

No Paraná, são 20 municípios com Delegacia da Mulher, sendo 19 em cidades do interior: Apucarana, Araucária, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Toledo, Umuarama e União da Vitória. Os dados da Polícia Civil mostram também que a quantidade de inquéritos registrados pelo crime de lesão corporal contra as mulheres aumentou de 80 em 2017 para 135 em 2018, indicando portando uma tendência de alta nos índices de violência doméstica contra a mulher, fato explicado, segundo as autoridades, pela ausência de prevenção e repressão contra tal prática.

Na mesma audiência, foi tratada a proposta da construção da nova cadeia pública de Arapongas, um projeto que se arrasta há anos. A cadeia atual, localizada na área central da cidade, tem capacidade para 35 presos e abriga mais de 200. O secretário recebeu as reivindicações e disse que vai despachar com o governador Ratinho Júnior. O prefeito Sérgio Onofre também deverá estar em Curitiba na próxima semana, a fim de acompanhar os desdobramentos sobre este e outros assuntos. “A cadeia pública também já tem terreno doado e projeto aprovado. Nós acreditamos que o momento certo de resolver isso é agora”, finaliza Sérgio Onofre.

Ofertas Molicenter Até 01/09

Explosão de Milagres 09 a 15/09

8ª Feijoada Beneficente 15/09

8ª Feijoada Com Música ao Vivo

As Cores do Samba

Instituto Quarks

Rádio Gospel Hits

Marmitaria Temperos da Vovó

Solução Informática e Tecnologia

Zé da Balada