O prefeito de Rio Bom, Ene Benedito Gonçalves, decretou nesta sexta-feira (15) situação de emergência para os moradores das casas alagadas após temporal registrado na tarde de quinta-feira (14). Relatório da Defesa Civil do município aponta que cerca de 30 famílias tiveram as residências alagadas pela chuva e perderam quase todos seus pertences.
“Ocorreu uma tromba d’água. Foram mais de 100 milímetros em um curto espaço de tempo. Teve casas onde a água atingiu um metro de altura e danificou os pertences dos moradores”, comenta o prefeito.
Gonçalves estava na cidade na hora da chuva e acompanhou os atendimentos. Segundo ele, a chuva forte causou mais estragos em casas localizadas na saída para Apucarana e também na saída para o Distrito de Santo Antônio do Palmital. O prefeito explica que o grande volume de água ficou canalizado nessas regiões e acabou invadindo as moradias.
“Foi muito triste entrar em algumas residências e ver os móveis e eletrônicos boiando na água. Foi desesperador”, descreveu o prefeito que assinou o decreto na manhã desta sexta para viabilizar a compra de alimentos e outros itens de necessidade básica aos moradores afetados.
Além das casas, a zona rural também teve prejuízos, como bueiros e pontes danificadas.