Apucarana

Prefeito Beto Preto pede mobilização social para garantir direitos Chefe do executivo municipal alertou que movimento político pretende retirar conquistas do cidadão

Compartilhe no WhatsApp

O Conselho Municipal de Saúde de Apucarana promoveu hoje (02/06) um encontro de capacitação de conselheiros locais e municipal, no Auditório José Berton, no campus da Unespar/Fecea. A enfermeira Luana Tirone Giacometti, apoiadora do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado do Paraná, fez um explanação da funcionalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e do papel do conselheiro como membro auxiliar da gestão. Em rápida passagem pelo local, como forma de valorizar o conselho municipal e seus membros, o prefeito Beto Preto alertou para um movimento político em andamento, que visa perda de direitos à saúde, duramente conquistados pelo cidadão.

Na sua fala, o prefeito lembrou que os conselhos municipais de saúde precisam ser fortalecidos, atuando em busca de uma melhor qualidade na gestão pública. “Os conselhos precisam atuar para identificar as demandas do seu bairro, principalmente nas unidades de saúde, e cobrar resultados da gestão”, frisou o prefeito. Beto Preto acrescentou ser “fundamental a participação popular para entender que o posto de saúde precisa funcionar e atender as demandas existentes naquela localidade”. Ele reafirmou que “a porta de entrada para o SUS é a Unidade de Saúde, onde os primeiros atendimentos ao paciente acontecem”.

O ponto fundamental da fala, porém, disse respeito a mobilização de setores da política, “principalmente de reacionários”, que atuam nos bastidores para retirar algumas conquistas do cidadão. “Pouco se fala a respeito, mas a sociedade brasileira corre o risco de perder alguns direitos duramente conquistados quando da elaboração da Constituição Federal”, manifestou Beto Preto.

As propostas, diz o prefeito de Apucarana, estão diretamente ligadas à saúde, especificadas no artigo 196 e seguintes da Constituição Federal. Para ele, é primordial que a sociedade se mobilize para evitar a reformulação do Sistema Único de Saúde. “Caso o cidadão silencie, em breve a grande maioria da população perderá o direito à atenção básica. O SUS é muito criticado, mas oferece o atendimento igualitário, em uma política de saúde pública com resultados positivos. Silenciar diante das propostas em curso é contribuir para a perda de direitos”, manifestou Beto Preto.

TREINAMENTO – A palestrante Luana Tirone Giacometti disse que a capacitação de conselheiros é uma prática em desenvolvimento desde 2015, objetivando apresentar como funciona o Sistema Único de Saúde. Ele ressaltou que o Sistema apresenta muitos problemas, principalmente pelo desconhecimento de sua estrutura. Assim, completou, “é fundamental que o conselheiro entenda seu papel e esteja capacitado para executar suas funções, sempre dentro da legalidade”.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde de Apucarana, farmacêutica Rosângela Mantine de Moraes, explicou que este é o primeiro de uma série de treinamentos voltados aos conselheiros locais e municipal. A programação prevê outros três encontros, voltados a questões relacionadas a finanças, fiscalização e auditoria. “O conselheiro será capacitado para exercer, com segurança, o papel de agente público, avaliando a gestão e auxiliando no planejamento das ações do setor de saúde no âmbito municipal”, afirmou a presidente.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: