Corpo de Bombeiros mantém em praias do Paraná bandeiras e placas que indicam se o local é seguro para banho.
A recomendação é que os veranistas evitem áreas não monitoradas pela corporação. Os postos salva-vidas funcionam das 8h às 19h.
Entre 16 de dezembro de 2022 e 15 de janeiro de 2023, oito pessoas morreram afogadas no Paraná em áreas não protegidas por salva-vidas. Foram 741 salvamentos registrados no período, segundo os bombeiros.
Aprenda a seguir o que cada cor de bandeira significa e medidas de prevenção contra afogamentos:
- Bandeira vermelha e a amarela: significa que a área é protegida por guarda-vidas;
- Bandeira preta: significa que a área não é protegida por guarda-vidas;
- Bandeira verde: significa que o local é adequado para banho e tem baixo risco de afogamentos e incidentes;
- Bandeira amarela: significa que o local tem risco médio de afogamentos e incidentes. Indica que há presença de ondas, correntes e outros fatores de risco. Significa que a área é contraindicada para nadadores inexperientes e que nadadores experientes devem ter cuidado;
- Bandeira vermelha: significa que o local tem risco alto de afogamentos e incidentes. Indica que há ondas, correntes e outros fatores de perigo. Significa que a área é contraindicada para todos os nadadores. Banhistas devem ter grande atenção e cuidado;
- Bandeira dupla vermelha: indica que a área está interditada para banho.
Conheça seus próprios limites
A porta-voz do Corpo de Bombeiros, capitã Keyla Karas, explica que conhecer os próprios limites ao entrar na água também ajuda a evitar afogamentos.
“Antes de se desafiar em locais mais profundos, faça uma avaliação das suas condições. O simples fato de a pessoa ingerir bebida alcoólica antes de entrar no mar já interfere na sua capacidade motora e, consequentemente, na sua chance de se afogar.”
Seja no mar, ou em rios, baías, e cachoeiras, os bombeiros orientam a observar as condições do tempo, conversar com pessoas que conhecem a região e evitar áreas sem proteção do guarda-vida.
O Corpo de Bombeiros alerta que os banhistas não devem beber antes de entrar no mar, evitem entrar na água logo após e não desviem olhar das crianças.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/H/3/1BAFB6TcAnxGSTD0PMvA/whatsapp-image-2023-01-09-at-17.23.40.jpg)
Postos salva-vidas funcionam das 8h às 19h — Foto: AEN
Vi alguém se afogando: o que fazer?
A recomendação é que, ao notar alguém se afogando, os guarda-vidas devem ser chamados imediatamente para que a corporação tome as providências necessárias.
Os bombeiros alertam que, se a pessoa resolve, sozinha, salvar a outra, também corre o risco de se afogar.
Informações: G1