Arapongas

Planejamento Familiar: Cisam oferece implantação gratuita de DIU em Arapongas

Compartilhe no WhatsApp

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam), oferece de maneira gratuita a implantação do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre, por meio da rede pública de saúde do município. A ação, ligada ao Sistema Único de Saúde (SUS) e 16ª Regional de Saúde, faz parte do programa de planejamento familiar e tem por objetivo garantir o bem-estar e saúde da mulher. 
Segundo o levantamento do Cisam, de fevereiro de 2021 a agosto de 2022 foram implantados 251 dispositivos. Os atendimentos ligados ao DIU foram iniciados, de maneira efetiva em 2020. A gerente do Cisam, Juliana Parazzi, afirma que a procura para a os procedimentos de introdução do método contraceptivo tem aumentando. “Temos uma agenda fixa para este serviço e a procura tem aumentado, em especial por parte das mulheres que têm um ou mais filhos”, diz. O DIU pode ser utilizado em pacientes de todas as faixas etárias, mesmo que ainda não tenham tido filhos, desde que já tenham vida sexual ativa. Em média, são implantados oito dispositivos por semana.
Segundo o secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, é importante que a população saiba mais sobre a disponibilidade do serviço, em especial as mulheres. “Temos uma rede específica para esses atendimentos, que vão ao encontro das necessidades das famílias, sobretudo das mulheres que têm o poder de decisão sobre se querem ou não ter mais filhos”, salientou. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, o perfil das pacientes que mais procuram pelo serviço é de jovens até 25 anos ou de mulheres da faixa entre 38 a 40 anos e que têm restrições com o uso de anticoncepcional. 
SERVIÇO 
No Cisam, os atendimentos para os implantes de DIU acontecem todas as segundas, terças e sextas-feiras, das 07h00 às 11h. As pacientes passam por consulta com a médica Camila Sachi Nery Kanzaki – ginecologista e obstetra, além da enfermeira Daniele de Brito. Após avaliação, repasse de informações, esclarecimento de dúvidas e assinatura de um Termo de Consentimento, é feito o pedido de exames, como o Beta HCG para descartar gravidez. Este exame é feito na mesma semana da primeira consulta, diretamente no Cisam. 
Além disso, as pacientes acima de 25 anos devem apresentar laudo do exame preventivo, com validade de até um (01) ano. Para as pacientes com menos de 25 anos é necessário apenas a consulta. Após isso, já é marcado o dia para a implantação do DIU – que é feita em consultório médico do próprio Cisam. As inserções do dispositivo acontecem às quartas-feiras – sempre no período da manhã.  Após a inserção, é solicitado à paciente um exame ultrassom.
A agenda para colocação de DIU está completa até o dia 23 de novembro. A paciente interessada em adquirir o dispositivo deverá ir até o Cisam – à Avenida Gaturamo, nº 950, Jardim Aeroporto – ou entrar em contato pelo telefone 3902-1330.

OUTROS CONTRACEPTIVOS
O Cisam e demais Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) disponibilizam gratuitamente outros métodos contraceptivos e de proteção contra doenças sexualmente transmissíveis. São eles: preservativo masculino e feminino; anticoncepcional de uso oral (pílulas) ou injetáveis. 

MAIS SOBRE O DIU DE COBRE
Segundo o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres, o DIU é um método contraceptivo do grupo dos LARCs, sigla em inglês para Método Contraceptivo de Longa Duração. O DIU com cobre, quando inserido dentro do útero, exerce ações locais que culminam por evitar a gestação, apresentando-se como um método seguro para evitar a longo prazo uma gestação. Pode ser usado em qualquer idade do período reprodutivo, sem a necessidade da intervenção diária da mulher e sem prejudicar a fertilidade futura. 
O DIU com cobre TCu 380 é constituído por um pequeno e flexível dispositivo de polietileno em formato de T, revestido com 314 mm2 de cobre na haste vertical e dois anéis de 33 mm2 de cobre em cada haste horizontal. Principais características do DIU com cobre TCu 380A:
• Não contém hormônios – fato desejável em várias situações 
• Altamente efetivo – mais de 99% 
• Melhor custo-benefício – custo baixo e disponível na rede pública 
• Praticidade – não precisa lembrar diariamente de usá-lo (livre de esquecimentos) 
• Longa ação – até 10 anos 
• Retorno rápido à fertilidade – quase que imediato, após a retirada 
• Sem efeitos sistêmicos – ação local, intrauterina 
• Não interfere na lactação 
• Altas taxas de continuidade – as maiores entre os métodos reversíveis3 
• Não aumenta o risco de contrair IST (Infecção Sexualmente Transmissível)
O DIU com cobre é uma excelente opção para mulheres que desejam contracepção reversível, de alta eficácia, longa duração e livre de hormônios. 

Fonte: Ministério da Saúde

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: