Paraná em Notícias

Piana diz que cooperação entre Estado e Itaipu Binacional fortalece o crescimento do Paraná

Compartilhe no WhatsApp

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quinta-feira (16) da posse do novo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Enio Verri. A cerimônia contou com a participação dos presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e do Paraguai, Mario Abdo Benítez.

Verri substitui Anatalicio Risden Junior, que esteve à frente da Diretoria-Geral Brasileira desde fevereiro de 2022 e foi também diretor financeiro executivo da binacional. 

Piana disse que a continuidade dos investimentos da Itaipu Binacional em parceria com o Governo do Estado, que viabilizam nos últimos anos a construção da Ponte de Integração Brasil-Paraguai, a duplicação da Rodovia das Cataratas, a ampliação da pista do Aeroporto de Foz do Iguaçu e a revitalização da Estrada Boiadeira, entre outros projetos, é importante para o desenvolvimento econômico do Paraná.

“Itaipu é muito importante para o Paraná, e todos os presidentes e diretores que passaram por aqui mantiveram um bom diálogo com o Governo do Estado. Vamos manter esse bom relacionamento, a porta aberta para a conversa. Itaipu já garantiu grandes investimentos ao Paraná”, afirmou o governador em exercício. “Estamos dispostos a colaborar com o desenvolvimento e com o crescimento de Itaipu, e fazer com que as pessoas sejam beneficiadas com aquilo que é construído aqui”. 

Ele citou o exemplo da Estrada Boiadeira, cuja obra entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, está praticamente finalizada. “Há mais de 50 anos a população esperava pelas obras da Boiadeira, que agora está praticamente pronta graças à ajuda da Itaipu, colocada à disposição da gente do Paraná e do nosso País, o que vai permitir o progresso, a criação de novos investimentos e mais empregos”, ressaltou. 

O presidente Lula destacou os 50 anos do tratado entre o Brasil e o Paraguai que permitiu a construção da usina e a importância política de Itaipu no desenvolvimento social e econômico. “Ela tem que contribuir com o desenvolvimento do Brasil e do Paraguai, compartilhar o que ela recebe com a sociedade, para que a sociedade receba os benefícios que precisa”, afirmou. 

O novo diretor-geral brasileiro disse que deve fortalecer o papel estratégico de Itaipu no desenvolvimento nacional e do Estado. “Queremos participar ativamente e subsidiar políticas do governo federal, em parceria com o governo estadual e os governos municipais do Paraná. A Itaipu vai continuar a ter um olhar prioritário ao local onde está inserida e para as comunidades no seu entorno”, afirmou Verri.

DIRETORIA – Os membros da Diretoria Executiva são nomeados para um período de cinco anos, podendo ser reconduzidos ou substituídos a qualquer momento pelos governos do Brasil ou do Paraguai. A normativa consta no Artigo 12 do Anexo A do Tratado de Itaipu. 

Nascido em Maringá, Enio Verri, 61 anos, é economista e mestre em Economia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP), além de especialista em Teoria Econômica pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana. Também é professor aposentado do Departamento de Economia da UEM.

O novo diretor tem experiência na administração pública, nas esferas municipal, estadual e federal. Foi secretário municipal de Fazenda (2001 – 2003) e secretário de Governo (2003 – 2004) em Maringá. Atuou como assessor técnico na Presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional, (2004 – 2005) e chefiou o gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (2005 – 2006).

Foi secretário de Estado de Planejamento, deputado estadual por dois mandatos e foi reeleito para o segundo mandato como deputado federal. Ele também integrou o grupo temático de Planejamento, Orçamento e Gestão da equipe de transição do presidente Lula.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade os ministros da Casa Civil, Rui Costa; de Relações Exteriores, Mauro Vieira; e de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o diretor-geral paraguaio da Itaipu Binacional, Manuel Maria Cacéres; o ministro de Relações Exteriores do Paraguai, Julio Arriola; as primeiras-damas do Brasil, Rosângela Lula da Silva; e do Paraguai, Silvana Lopez Moreira; o chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, João Carlos Ortega; o chefe da Casa Militar, tenente-coronel Sérgio Vieira; os presidentes da Copel, Daniel Slaviero, e da Sanepar, Claudio Stabile; o diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, Moacir Bertol; o diretor-geral do Detran, Adriano Furtado; os deputados federais Zeca Dirceu, Elton Welter, Gleisi Hoffmann e Aliel Machado; o deputado estadual Ademar Traiano (presidente da Assembleia Legislativa); o presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e prefeito de Santa Tereza do Oeste, Élio Marciniak; e o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: