Paraná em Notícias

Pesquisador descobre que pirata morou em Curitiba e deixou tesouro escondido

Compartilhe no WhatsApp

Pesquisa descobriu que Pirata Zulmiro escondeu tesouro na Ilha da Trindade, no Espírito Santo. Instituto Histórico e Geográfico do Paraná apoiará expedição à ilha.

Uma história que envolve tesouros, bandos piratas, assassinatos e expedições pode até parecer fantasia, mas foi comprovada pelo pesquisador curitibano Marcos Juliano Ofenbock.

Ao longo de 18 anos, ele pesquisou em documentos esquecidos, jornais antigos, cartas, entre outros arquivos e conseguiu provar a existência do Pirata Zulmiro, que morou em Curitiba entre 1839 e 1889, na região onde hoje está a Universidade Livre do Meio Ambiente.

O episódio #113 do PodParaná conta a história e os segredos do pirata, além de trazer detalhes sobre o tesouro escondido pelo bando de Zulmiro.

Jornal mostra notícia publicada em 1911 sobre expedição em busca do tesouro pirata. — Foto: Jornal O Malho

Jornal mostra notícia publicada em 1911 sobre expedição em busca do tesouro pirata. — Foto: Jornal O Malho

O pirata e o tesouro

 

A pesquisa de Ofenbock descobriu que o jovem Francis Hodder, nascido em 1799, vinha de uma família nobre irlandesa. Ele estudou na tradicional escola de Eton College e, posteriormente, fez parte da Marinha Real Inglesa.

Aos 25 anos, segundo a pesquisa, ele teve um desentendimento com outro oficial enquanto passavam pelo Caribe. Durante a briga, Hodder mata o colega e, com medo do julgamento da corte marcial, resolve desertar e fugir.

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: