Apucarana

Patrimônio de Apucarana, costela do Ferra Mula é referência pelo sabor e filantropia

Compartilhe no WhatsApp

O prefeito Junior da Femac manteve nesta terça-feira (09/04) uma reunião de trabalho com o presidente da Associação Filantrópica Ferra Mula, Reinaldo Zaneti. Essa foi a primeira visita após Zaneti ter sido eleito, no final de fevereiro, para um novo mandato à frente da entidade.

Também acompanharam a reunião de trabalho Gentil Pereira, superintendente financeiro do Município e integrante do Ferra Mula, além de Carlos Mendes, autoridade municipal de trânsito.

Durante o encontro, o grupo discutiu as ações desenvolvidas visando a divulgação da costela como prato típico de Apucarana. “Entre elas está a Lei 092/2019 de autoria do então vereador Gentil Pereira que declarou a costela do Ferra Mula Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial da cidade de Apucarana”, lembra Junior da Femac.

O prefeito afirma ainda que outra ação foi o Concurso Sabores de Apucarana que, além de avaliar sobremesas ou bebidas preparada à base de café, também selecionou os melhores pratos e acompanhamentos da costela bovina assada do Ferra Mula.

O presidente do Ferra Mula agradeceu o apoio recebido pelo Município, citando as melhorias no trânsito nas imediações do Ferra Mula, na Avenida Irati, e também o suporte recebido nas comemorações dos 65 anos da entidade. “Todas as nossas demandas sempre foram atendidas de imediato. O Ferra Mula é a sala da casa de Apucarana, onde autoridades que estão em visita ao Município são recepcionadas. O Ferra Mula é uma referência na região e no Paraná, tendo como resultado das atividades a filantropia”, destaca Zaneti.

HISTÓRIA – A entidade surgiu em 1958 a partir da união de um grupo de amigos. Reunidos habitualmente em finais de tarde e também em sábados e domingos para conversar enquanto tomavam alguns aperitivos, eles decidiram se cotizar para ajudar os mais necessitados, principalmente crianças e idosos.

Apesar de iniciar suas atividades em 1958, a Associação Filantrópica Ferra Mula foi criada oficialmente apenas em 28 de janeiro de 1963. Nos primeiros anos, os integrantes do grupo se cotizavam para ajudar crianças e idosos, que pediam esmolas nas ruas da cidade, garantindo comida, remédios e atendimento médico quando necessário. Depois, o Ferra Mula passou a fornecer certidão de nascimento de forma gratuita e também a realizar o Natal da Criança, com doações de brinquedos e outros.

Com o passar dos anos, esse grupo de amigos ganhou apoio de mais pessoas interessadas no trabalho voluntário e hoje é referência em filantropia a partir da gastronomia em Apucarana, com sua sede própria na Avenida Irati, 245, na Barra Funda.

Pref. de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: