O último sábado, 14 de outubro, foi a data oficial do lançamento do projeto FUTEBOL, através da ONG Partiu Futuro, na quadra FubBar, em Arapongas, do parceiro e treinador Claudinei “Guaíra”.
O descontraído evento, com vários momentos marcantes. Teve música, registros fotográficos e presentes para as crianças, aproveitando a data comemorativa no 12 de outubro.
O lançamento contou com cerca de 70 pessoas e foi prestigiada pelo vereador José Maria, apoiador da causa e o fundador presidente da Associação Algo Novo Marco Souza.
A idealizadora e fundadora responsável pela ONG, Simone Sponton, explicou que o projeto é voltado para crianças autistas e com necessidades especiais entre outros transtornos de desenvolvimento, com idade de 4 a 12 anos de idade.
Todo o material utilizado nas aulas, como bola, cones, apito entre outros foram adquiridos através de parcerias com colaboradores e patrocinadores. Também foi fornecido gratuitamente, um kit de uniforme com camiseta, e shorts, meião e chuteira, através de doações de voluntários.
Com 26 crianças inscritas, a presidente da ONG afirma que o projeto esportivo já conta com lista de espera e irá se expandindo na medida em que for aumentando a procura. O Partiu Futuro Futebol irá funcionar aos sábados, das 15h às 17h, com as crianças acompanhadas pelos pais.
A presidente Simone Sponton, advogada e mãe do autista Samuel, de 9 anos, já atua na causa há 5 anos, fez questão de agradecer as famílias, apoiadores que fazem o sonho se materializar num grande projeto social e de inclusão.
“Hoje estamos aqui para inauguração do Partiu Futuro Futebol, projeto dos sonhos para a inclusão das crianças autista e com outras deficiências como TDAH, TOD e síndrome de down, pois as crianças autistas, na maioria das vezes, são privadas de participar de “aulas de futebol” por geralmente terem dificuldade no comportamento e de entender regras e esse projeto oportunizará a chance de estarem vivenciando essa prática, contribuindo para a generalização de aprendizados.
Com o slogan “Autismo não se cura, se compreende”, a ONG Partiu Futuro iniciou em 2020 através do encontro de algumas mães, que buscavam trocar informações sobre o TEA e outras deficiência, foi constituída em 2021, se consolidando oficialmente.
Entre os projetos desenvolvidos estão o “Partiu Futuro Acolhimento”, o “Consulta Solidária”; o “Partiu Futuro Arterapia”; o atendimento psicológico individual e em grupo; o atendimento jurídico e acolhimento no direcionamento, além do atendimento multidisciplinar em parceria com várias clínicas, o projeto do livro sobre Autismo nas Escolas e ainda conta com parceria de várias lojas para descontos aos familiares da ONG. Atualmente são atendidas 100 crianças pela Partiu Futuro”, fazendo a diferença na qualidade de vida não só das crianças mas de todas as famílias que contam com os serviços ofertados.