Notícias Geral

Paraná chega a 1 milhão de testes e amplia a capacidade

Compartilhe no WhatsApp

Paraná ultrapassou nesta semana a marca de 1 milhão de testes RT-PCR para diagnosticar a Covid-19 e nesta sexta-feira (27), o Governo do Estado anuncia o aumento na capacidade de testagem. Agora, o volume diário de diagnósticos pode chegar a quase 9 mil por dia.

A ampliação se dá pela parceria da Secretaria de Estado da Saúde com o Instituto de Biologia Molecular (IBMP), que realizava até cinco mil testes e passa a fazer oito mil diagnósticos por dia. Além disso, o Laboratório Central do Estado (Lacen) complementa a estrutura de exames.

“A testagem é uma das nossas principais estratégias para o enfrentamento da Covid-19. Foi uma linha que determinamos logo no começo da pandemia e que nos organizamos para executar porque garante mais eficiência às ações de combate à pandemia”, afirma o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

secretário estadual da Saúde, Beto Preto, explica que a testagem garante o diagnóstico correto e o isolamento dos casos positivos e rastreio de contatos dos casos registrados em todo Estado. “Além do distanciamento social, a ampla testagem para o diagnóstico da Covid-19 é a maneira mais eficaz para frear a disseminação do vírus enquanto ainda não há remédio e vacina”, diz o secretário.

DOBRO – Para o diretor-geral da Secretaria da Saúde, Nestor Werner Junior, a marca de mais de 1 milhão de testes em uma população de 11 milhões de habitantes confirma o esforço do Governo do Estado para fazer um enfrentamento ágil e eficiente à doença. Ele observa que, na média, o Estado realizou praticamente o dobro da média de testes feitos no país, proporcionalmente à população.

No início da pandemia o Lacen – laboratório referência no Paraná para diagnósticos de todas as doenças que possam oferecer risco à saúde pública – possuía capacidade operacional instalada para realizar, por dia, 120 testes RT-PCR para a Covid-19. Hoje este número é de pelo menos 600 diagnósticos/dia.

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: