Início » Para enfrentar crise, Amuvi orienta que prefeituras cortem gastos
Paraná em Notícias Região

Para enfrentar crise, Amuvi orienta que prefeituras cortem gastos

Compartilhe no WhatsApp

Definir prioridades, implantar medidas de contenção de despesas e buscar fontes alternativas de receita. Essas são algumas das recomendações da Associação de Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) para as prefeituras da região enfrentarem a crise desencadeada pela queda de repasses. As orientações aos 26 municípios da associação constam em nota oficial divulgada pelo presidente da entidade, o prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil).

O documento da Amuvi ressalta que, segundo um relatório da Secretaria da Fazenda do Paraná, o FPM apresentou uma queda real de 2,7% no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, enquanto o ICMS apresentou uma queda real de 1,9% no mesmo período. Essas quedas representam uma perda de R$ 1,2 bilhão para os cofres municipais em todo o estado.

A Amuvi sugere que, diante da crise, as prefeituras façam um diagnóstico da situação financeira dos seus municípios visando a elaboração de um planejamento estratégico municipal para definir prioridades. “Esse planejamento deve ser participativo, envolvendo os diversos setores da administração pública e da sociedade civil, e deve ser monitorado e avaliado periodicamente”, diz a nota.

As prefeituras da Amuvi devem implementar medidas de contenção de gastos, como reduzir o custeio da máquina pública, renegociar contratos, revisar tarifas e tributos, otimizar recursos humanos e materiais, e combater desperdícios e fraudes. Essas medidas devem ser tomadas com critério e responsabilidade, sem comprometer a qualidade dos serviços públicos essenciais à população”, complementa a nota.

O documento também reivindica ao governo federal e ao governo estadual medidas urgentes para socorrer os municípios e garantir o equilíbrio fiscal das prefeituras, o que inclui a recomposição integral das perdas do FPM e do ICMS causadas pela pandemia e pela reforma tributária, por meio de transferências diretas ou compensações financeiras, entre outras medidas.

Informações: TNOnline

Leia nota na íntegra

Nota oficial

Visualizar

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: