Arapongas

Outubro Rosa: Arapongas realizou cerca de mil coletas de exames preventivos e mais de 360 pedidos de mamografias

Compartilhe no WhatsApp

 

Ao longo do ano, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve ações voltadas aos cuidados da saúde das mulheres. Com o Outubro Rosa – campanha nacional de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente do câncer de colo de útero, esse tema é reforçado entre a população. Ao longo do mês, ao todo as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), além do Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam) realizaram diversos atendimentos específicos, entre eles, palestras, orientações, coletas de exames preventivos e solicitações de mamografia. De acordo com o setor, aproximadamente 1.000 exames preventivos foram coletados – apenas em outubro, e 360 pedidos de mamografia foram registrados, na primeira quinzena do mês. Facilitando o acesso, empresas privadas também receberam equipes de saúde, que realizaram orientações, além da coleta de preventivos em consultórios adaptados. Nos finais de semanas, algumas UBS’s realizaram atendimento em horários especiais. Segundo a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Fabiane Kizima, o setor organizou também ações voltadas às mulheres que atuam na saúde. “ Por vezes, devido à jornada de trabalho, algumas funcionárias cuidam da saúde dos pacientes e, deixam a própria saúde um pouco de lado. Pensado nisso, realizamos na última semana coletas de preventivos para as colaboradoras da UPA 24 Horas, facilitando o acesso. E caso necessário, faremos mais iniciativas como essa”, disse.
Conforme o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, é importante que o incentivo e reforço nos atendimentos, para que mais mulheres sejam alcançadas. “ É fato que as mulheres são mais cuidadosas com a saúde, mas é sempre importante reforçarmos a importância das ações preventivas, entre elas, as relacionadas ao câncer de mama, que segundo o INCA é o tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 20,9% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Em Arapongas, temos oferecido todo esse atendimento, e incentivado. A adesão é boa, mas podemos melhorar. Por isso, reforçamos para que as mulheres procurem os pontos de saúde e, façam o acompanhamento periódico. Todas vocês são importantes”, frisou.
Atendimentos – Dando continuidade à Campanha Outubro Rosa, alguns atendimentos foram remanejados para a primeira semana de novembro, devido ao recesso do dia 30 de outubro. Consulte a UBS mais próxima.
No dia 31/10 (sábado), a UBS Petrópolis fará uma ação especial, com realização de coleta de exames preventivos e solicitações de mamografia. Das 8h às 16h – por agendamento.

Reforço – O Cisam passou a contar no mês de outubro com mais um médico ginecologista. O Dr. Carlos Roberto de Resende Miranda integra a equipe após chamamento do último concurso público. O reforço traz suporte no auxílio aos atendimentos às gestantes e demais mulheres. Conforme a Secretaria de Saúde, o Cisam conta atualmente com quatro médicos especialistas em ginecologia.

Você Sabia?
Neste ano, o Instituto Nacional de Câncer – INCA e Ministério da Saúde têm como lema do outubro Rosa: “ Cuidado com as mamas, carinho com seu corpo”. E traz diversas informações relacionadas ao tema, entre elas, os principais sinais e sintomas do câncer de mama, orientações de prevenção, alertas sobre alteração suspeita nas mamas (estratégia de conscientização). Toda a campanha, que inclui cartazes, folhetos, banners e cards para impressão e utilização nas redes sociais, foi criada para divulgação não apenas em outubro, mas ao longo do ano inteiro, porque o cuidado com as mamas deve ser uma preocupação permanente.
FONTE: https://www.inca.gov.br/

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: