Geral

O LEITE MATERNO CAUSA CÁRIE?

Compartilhe no WhatsApp

 

Estamos no Agosto Dourado. Campanha para conscientização do Aleitamento Materno. Assim, as ações de saúde neste mês se voltam para a importância desse alimento no desenvolvimento sadio de bebês e crianças.
Há muitos mitos e desinformações ao redor desse alimento tão valioso, como ser a causa da cárie.

Afirmo com toda propriedade que o leite materno não causa cárie nos dentinhos, só o leite em pó ou o leite animal que alguns bebês tomam. Mas preste muita atenção no que eu vou dizer agora: o leite materno não causa cárie, mas outros alimentos, sim.
O que quero dizer com isso?
Se seu filho está mamando exclusivamente no peito não terá nenhuma propensão a desenvolver a doença cárie. Mas essa afirmação não vale para sucos, papinhas e outros tipos de alimentos que eventualmente o bebê pode estar tomando ou comendo como complemento alimentar.

De fato, a partir dos 6 meses normalmente as mães começam a introduzir novos alimentos, como frutas, papinhas, sucos, como complemento ao leite materno. Esses alimentos contêm açúcar. Se seu filho/a os come ou toma, ele/a poderá desenvolver a doença cárie.
Enquanto seu/sua filho/a se alimentar exclusivamente de leite materno, sem nenhuma outra complementação alimentar, haverá risco zero de ele/a formar cárie. Mas se ele/a já tem dentinhos e toma sucos, come frutas e papinhas, abra o olho. Nesses casos, a higiene oral é obrigatória. Se ela não for feita corretamente, a chance de cárie se instalar será de 100%.

Poucos pais e mães têm coragem de acordar o bebê adormecido depois da mamadeira para escovar os dentinhos. Ok, eu sou mãe e entendo disso perfeitamente. Você demorou horas para fazê-lo/a dormir, enfrentou um alentado chororô e, afinal, ele/a pegou no sono; você sai do quarto pé ante pé, quase sem respirar para não correr o risco de acordá-lo/a. Eu sei como é isso.

Vamos combinar algo então. Se o seu filho/a dorme mamando (mamadeira ou peito), escove os dentes dele antes. Nesse caso, escovar significa fazer AQUELA bela higienização. Capriche! Você precisa remover toda e qualquer placa/ (biofime) bacteriana que esteja incrustada nos dentinhos dele/ a.
Essa solução não é a ideal, mas já ajuda, porque a ação deletéria dos resíduos de leite não vão encontrar entre os dentinhos a placa bacteriana e assim os dois não poderão formar a parceria ”malvada” (cárie).

A visita ao Odontopediatra deve acontecer a cada 6 meses para um exame preventivo, aplicação de flúor e orientação aos pais.
Estamos juntas levantando a bandeira do aleitamento materno e livre demanda.

Cuide bem dos dentinhos do seu/sua filho/a.
Eles serão fundamentais para a saúde geral e bucal dele/a – e com certeza garantirá belos e inesquecíveis sorrisos para vida toda.

Dra Claudia Marques
Odontopediatra
Zaghini Odontologia
99819 0111

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Comunicado Aravel

Contato – (43)99916-6212 – Simone

Depilação a Laser Crystal 3D

Atom Academia

Show com Ney Faccio

Rádio Gospel Hits

Ricky money money _A primeira vez

Jornal Edição de Notícias

× Fale Conosco - Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: