Paraná em Notícias

Nova parceria entre hospitais e PUCPR fortalecerá o ensino médico em Londrina

Compartilhe no WhatsApp

O Governo do Estado formalizou, nesta quarta-feira (11), um importante marco para o aprimoramento do ensino médico e da formação de profissionais de saúde na região de Londrina com um Termo de Cooperação entre os Hospitais Zona Norte e Zona Sul e o Curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), Campus de Londrina.

O documento, assinado pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e a diretora do Campus da PUC Londrina, Nadia Moreno, estabelece as bases para o desenvolvimento de hospital-escola nas unidades, com direcionamento para as áreas de pediatria, cirurgia ginecológica, clínica médica e cuidados paliativos.

A parceria entre as instituições deve criar oportunidades significativas para estudantes de Medicina e profissionais da área. Um dos principais objetivos é promover atividades de pesquisa acadêmica, permitindo que os universitários tenham acesso a experiências práticas. Além disso, a cooperação visa fortalecer o sistema de saúde na região, contribuindo para a formação de profissionais capacitados e comprometidos com o bem-estar da comunidade local.

“Estamos comprometidos em fortalecer a educação médica e melhorar a qualidade dos cuidados de saúde em nossa região. Essa cooperação entre os hospitais locais e a PUC-PR representa um avanço significativo nesse sentido”, avaliou o secretário.

No Hospital Zona Sul, serão turmas de até 12 estudantes por dia, com cerca de 160 universitários até o fim do ano. Já para o Zona Norte, deverão participar da formação turmas diárias de 25 acadêmicos, somando cerca de 580 alunos ao fim deste período.

“Hospitais-escola desempenham um papel crucial no desenvolvimento de futuros médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde. A assinatura deste termo de cooperação é um passo importante para tornar Londrina um polo de excelência na formação de profissionais de saúde”, reforçou o diretor-presidente da Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Estado do Paraná (Funeas), Marcello Machado, entidade que administra os hospitais.

Nadia Moreno destacou a iniciativa como fundamental para a formação do corpo acadêmico. “Não temos dúvidas de que essa cooperação terá um impacto positivo tanto na formação de novos profissionais de saúde quanto na qualidade dos serviços médicos prestados à população. Com o apoio do governo estadual e a dedicação da universidade, estamos traçando um grande futuro para a saúde”, ressaltou.

Agência Estadual de Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: