Notícias Geral

Nasa divulga imagens por satélites de alagamento ‘engolindo’ Porto Alegre

Compartilhe no WhatsApp

Imagem feita pelo satélite OLI (Operational Land Imager), do Observatório da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), mostra a inundação na capital do Rio Grande do SulPorto Alegre, nesta quarta-feira, 8.

O registro exibe a chegada do Rio Jacuí a áreas como o porto e o centro histórico da capital. O Aeroporto Internacional Salgado Filho, que também pode ser visto na imagem, teve operações suspensas por tempo indeterminado.

A tragédia chegou aos 100 mortos, além de contabilizar 130 desaparecidos e 374 feridos, segundo o último boletim da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Quase 1,5 milhão de pessoas já foram afetadas pelas inundações no Estado. Em Porto Alegre, a Defesa Civil registrou quatro mortes.

Os satélites Terra e Aqua, da Nasa, por sua vez, fizeram imagens que destacam as diferenças na visão aérea do Estado entre 20 de abril e 6 de maio. Nos registros, margens dos rios Jacuí, Cai e Sinos inundam partes de Porto Alegre. É visível a mancha marrom da enchente dos corpos d’água fluindo para a Lagoa dos Patos, ao sul da capital.

Os satélites Aqua e Terra mostram o antes e depois dos rios que banham área do Rio Grande do Sul e da Lagoa dos Patos Foto: Nasa© Fornecido por Estadão

De acordo com previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva não deve dar trégua. Entre os dias 10 e 12 de maio haverá chuva intensa no Estado, em especial, no centro-norte e leste. Os altos volumes também irão atingir partes de Santa Catarina.

O instituto alerta que os volumes de precipitações previstos podem causar mais transtornos em áreas já afetas e recomenda seguir orientações da Defesa Civil.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: