Mandaguari

Município de Mandaguari quer fomentar políticas públicas para inclusão social da comunidade surda

Compartilhe no WhatsApp
 
Na manhã desta segunda-feira, 1º de fevereiro, a prefeita Enfª Ivonéia Furtado, juntamente com a secretária da Educação, Selma Bertolini, recebeu a professora de Libras do município, Viviane Romeiro, que estava acompanhada de Juliana Salvador, representando a comunidade surda de Mandaguari. A reunião teve o intuito de salientar a importância da acessibilidade e a implantação de políticas públicas de inclusão social da comunidade surda do município.
O encontro serviu de inspiração para que o município comece a estudar junto aos demais poderes constituídos e a sociedade civil organizada, a elaboração de um projeto maior num futuro próximo, com o objetivo de ampliar da inclusão da comunidade surda, levando assistência e aprendizado para suas famílias e, em médio prazo, envolver toda a cidade num projeto mais abrangente. Vale ressaltar que a linguagem de Libras já está inserida na Rede Municipal de Ensino.
Atualmente a professora Viviane, participa voluntariamente das lives realizadas pela prefeita nas redes sociais para prestar contas e esclarecer assuntos de interesse da população, mas sem afetar seu horário de trabalho como professora do município.
De acordo com o último Censo realizado em 2010 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Mandaguari tinha 61 pessoas que não conseguiam ouvir de modo algum e 341 com grande dificuldade de audição.
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU/2007) ratificada pelo Brasil traz a definição: pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas. Segundo o IBGE, pessoas com deficiência auditiva foram assim classificadas quando tiveram “alguma dificuldade”, “grande dificuldade” ou “não conseguiam de modo nenhum” como respostas para a pergunta “tem dificuldade permanente de ouvir?
LIBRAS
Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É considerada uma língua oficial do Brasil desde 24 de Abril de 2002, através da Lei nº 10.436.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: