Arapongas

MOVELPAR 2019: Resultado do 1º Prêmio de Design Movelpar acontece nesta terça-feira

Compartilhe no WhatsApp

A 12ª edição da Movelpar – Feira de Móveis do Paraná, que foi aberta hoje (18) e segue até o dia 21 de março no Expoara – Centro de Eventos, em Arapongas/PR, vai premiar o design aplicado ao mobiliário por meio de produtos inscritos pelas indústrias expositoras na primeira edição do Prêmio de Design Movelpar. Com o objetivo de provocar desafios e estimular o uso do design como ferramenta de competitividade, o Prêmio superou expectativas da curadoria realizada pela jornalista Mônica Barbosa, especialista em design, e do apresentador Marcos Batista, a frente do programa INOVA360, com o quadro “Design & Inovação”.

As inscrições aconteceram em duas modalidades: Médias e Grandes Empresas dividia em oito categorias (sala de estar, sala de jantar e copa, quarto, cozinha, banheiro, área externa e linha rústica, infantis e escritórios), e Sebrae/APL de Móveis (marcenaria). Os critérios definidos pela premiação envolvem inovação e produção (grau de inovação e viabilidade de produção); funcionalidade (usabilidade e ergonomia); estética (apelo emocional e ambientação) e sustentabilidade e responsabilidade (uso consciente de recursos).

“O formato técnico do Prêmio passou pela definição de conceitos, objetivos e critérios para que pudéssemos desenvolver um olhar muito próximo aos processos construtivos do design e da indústria”, ressalta Mônica Barbosa. Para Marcos Batista, a iniciativa vai além da simples conquista de um troféu. “O mais importante é levar alguns desafios e provocações para as empresas participantes, estimulando-as a apresentarem algo diferente. O objetivo é tirar a noção do dia a dia, é mudar uma lógica dominante de fazer as coisas comuns para produzir algo melhor e com mais significado”, destacou Batista.

No corpo de jurados estão nomes renomados na área como o designer Paulo Alves, especialista no uso da madeira, da jornalista especialista em arquitetura, urbanismo e design Lívia Pedreira, que dirige a mostra CASACOR, e Ivo Eduardo Pons, arquiteto, designer, professor e pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Todos estarão presentes na Movelpar para o anúncio dos vencedores que acontece amanhã, terça-feira (19), às 15 horas.

O troféu para os premiados do 1º ao 3º lugar foi desenvolvido pelo designer Paulo Alves, com um design exclusivo que leva a madeira como matéria-prima. “A indústria de móveis no Brasil precisa muito do design porque é uma ferramenta para o crescimento desse setor. A ideia para a criação do troféu foi uma pedra a ser lapidada como uma espécie de brilhante. No País temos a maior diversidade de madeira do planeta, então nada mais coerente do que usar uma madeira diferente para cada faceta do troféu”, afirmou.

A iniciativa do Prêmio de Design Movelpar contou com o apoio da Abimóvel – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – e da Apex Brasil (Agência de Promoção da Exportação do Brasil), e patrocínio da Berneck.

FONTE: Assessoria de Imprensa Movelpar – CRCOM

Ofertas Molicenter – Válidas até 05/05

Jantar 10 anos Rotary Arapongas

Marmitaria Temperos da Vovó

Solução Informática e Tecnologia

Atom Academia

Zé da Balada