Notícias Geral

Molécula que pode contribuir no combate ao câncer é descoberta por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Compartilhe no WhatsApp

Pesquisadores do Programa de Pós Graduação em Genética e Bioquímica da Universidade Federal de Uberlândia (PPGGB/UFU) encontraram uma molécula inédita que poderá contribuir para o tratamento contra o câncer. A molécula, presente em um complexo de cobre, conta com propriedades de ação contra células do câncer a partir da seletividade, capacidade de divisão do DNA e mecanismos associados à morte celular.

Este complexo de cobre mostrou ser capaz de induzir a produção de espécies reativas de oxigênio nas células tumorais e danificar seu DNA, gerando danos tão severos que as células cancerosas entram em um processo de morte celular programada (apoptose). O complexo age mais sobre as células tumorais do que as células saudáveis, sendo seletivo, o que pode diminuir a toxicidade indesejada (efeitos colaterais) e aumentar as chances de cura do câncer.

A pesquisa, publicada em dezembro no Scientific Reports, do grupo Nature, mostra que os testes foram realizados em células tumorais de humanos e camundongos. Nas próximas fases do estudo, os pesquisadores pretendem desenvolver mecanismos em que a molécula descoberta será colocada dentro de nanocápsulas. O processo permitirá que o medicamento seja liberado diretamente nas células tumorais.

Uma das abordagens terapêuticas para tratamento da doença é a quimioterapia, na qual utiliza-se medicamentos que consigam matar as células tumorais. Porém, esse tratamento acarreta efeitos colaterais, pois também é tóxico para as células saudáveis do organismo. Por isso, a ciência tem investido na busca por medicamentos quimioterápicos com maior desempenho e seletividade, aumentando, assim, as chances de cura.

Informações:MSN

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: