00. A nova unidade vai possibilitar que alunos não precisem atravessar a BR-376 para chegar ao centro educacional.
A cidade tem pouco mais de 10 mil habitantes, de acordo com dados de 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão é que o Colégio Vilson Miranda abra as portas definitivamente no começo do ano que vem para atender até 840 alunos dos ensinos Fundamental e Médio, nos três turnos disponíveis. O investimento por parte do Governo do Estado é de R$ 5 milhões.
“Queremos deixar nossas escolas cada vez mais modernas e bem estruturadas para receber nossos alunos”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior. “Com uma estrutura adequada e mais moderna, o foco dos alunos ficará exclusivamente no aprendizado. O Governo do Paraná se esforça para oferecer a melhor condição possível para os estudantes”, acrescenta.
Estrutura que faz brilhar o olho da comerciante Salete Brunes de Lima. A motivação é dupla. Ela diz acreditar que a nova escola vai aumentar o movimento de pessoas passando pela região, especialmente de crianças e adolescentes. Assim, torce, abre a possibilidade de melhorar as vendas na pequena mercearia que vende de tudo um pouco. “A escola vai ajudar mesmo. Poderei vender mais doces para as crianças”, diz, sorridente.
O outro ponto é que ela faz planos para matricular o filho. Dois minutos de caminhada, calcula, e já estará no portão do colégio para entregar o pequeno, que ainda não completou a idade para ser matriculado. “Fica tão perto, uma facilidade para quando precisar deixar ele”, afirma. “Sem contar que a escola está tirando um pouco daquele matão, ficando mais bonito”, conta, apontando para o horizonte e as inúmeras árvores que adornam o local.
BENEFÍCIOS – os benefícios que o complexo escolar trará para a vida da comunidade.O município pleiteava um novo colégio desde 2011 como forma de desafogar a única estrutura estadual a serviço dos estudantes.