A prefeita Ivonéia Furtado está empenhada em fortalecer a área cultural do município e aproveitar ao máximo os recursos disponibilizados pela Lei Paulo Gustavo (LPG). Como parte desse compromisso, a cidade participou ativamente do evento “Circula MinC”, realizado no começo de semana (dias 20 e 21) em Foz do Iguaçu, com uma série de oficinas técnicas promovidas pelo Ministério da Cultura (MinC), juntamente com a Secretaria de Estado da Cultura, para capacitar gestores e gestoras culturais sobre a LPG.
A prefeita estava acompanhada da procuradora jurídica do município, Eliete Ferreira; da gerente Cultural da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Aldenora Barros; dos vereadores Luiz Carlos Garcia e Marcio Cledson Simois; da contadora do município, Márcia de Castro; da assessora jurídica da presidência da Câmara Municipal, Letícia Carrasco; e do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Randhal Correia.
A secretária de Cultura do Estado, Luciana Casagrande, destacou a presença de Mandaguari durante a fala de abertura do evento. “Fico feliz de ver aqui a prefeita Ivonéia e sua equipe e ótima participação de Mandaguari neste evento histórico com mais de 700 representes de todas as regiões do Paraná, que foi destacado pelo Ministério, pela adesão maciça ao Circula MinC”, destacou.
O objetivo principal do evento foi o de fornecer suporte especializado aos participantes para que possam solicitar os recursos da LPG, por meio da plataforma TransfereGov. “Durante as oficinas, tivemos a oportunidade de receber orientações específicas sobre os procedimentos necessários para aderir à lei e implantar projetos culturais no município”, frisou a prefeita Ivonéia.
O plano de ação para aderir à LPG está sendo elaborado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e será submetido à análise do Ministério para, em seguida proceder a assinatura da adesão de Mandaguari.
“A Secretaria de Cultura continuará trabalhando em parceria com o Ministério da Cultura para garantir a correta utilização dos recursos da LPG, promovendo um desenvolvimento cultural significativo e sustentável na cidade”, observou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mandaguari, Gilmar Tavares, que não pode participar do evento por conta de outros compromissos, mas que estava representado pela gerente cultural do município.
A LEI PAULO GUSTAVO
A Lei Paulo Gustavo está destinando um montante de R$ 3,8 bilhões para o setor cultural para todo País. Já o município de Mandaguari será contemplado com R$ 328,5 mil para a criação de editais de fomento da cultura na cidade.
A LPG tem objetivo de impulsionar ações e projetos culturais em todo território nacional, fornecendo recursos financeiros para estados e municípios. Segundo a lei, os gestores culturais têm até o dia 11 de julho próximo para apresentarem seus Planos de Ação, que serão analisados pelo Ministério da Cultura. Depois da aprovação dos planos, os recursos serão liberados e poderão ser utilizados para impulsionar projetos e atividades culturais nas respectivas localidades.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari