Mandaguari

Mandaguari – Julgamento em Londrina vai definir ganhadores do Café Qualidade Paraná

Compartilhe no WhatsApp

A prova de xícara dos lotes inscritos na 21ª edição do concurso Café Qualidade Paraná teve início na segunda-feira (23) e prossegue até sexta (27). As avaliações serão feitas no Centro de Qualidade do Café do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná), em Londrina, no Norte do Estado.

Este ano foram inscritos 132 lotes — 89 na categoria natural e 43 processados pelo método cereja descascado. Na categoria natural estão na disputa dezoito cafeicultores mandaguarienses. Os vencedores serão divulgados em 30 de novembro, em Mandaguari, durante a solenidade de encerramento do concurso na Associação Atlética Cocari, com início às 9 horas. Em cada categoria, os finalistas classificados até o terceiro lugar têm garantida a compra de seu lote pela cotação da Bolsa de Valores brasileira (B3) no dia anterior (29), mais 50% de ágio. 

Há representantes das regiões de Apucarana, Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Ivaiporã, Londrina, Maringá, Santo Antônio da Platina e Toledo. 

Processamento natural, ou via seca, é o método em que os frutos são secados inteiros. No cereja descascado, também chamado de via úmida, a polpa do grão é retirada antes da secagem. 

Nesta fase acontece o julgamento das características físicas dos lotes, obedecendo aos critérios determinados pela COB (Classificação Oficial Brasileira), com o objetivo de detectar defeitos como grãos quebrados ou avariados por insetos.
 

Os cafés aprovados nesta etapa seguem para a prova de xícara, em que são julgados aroma, doçura, acidez, corpo, sabor, gosto remanescente e balanço da bebida com a metodologia da Associação de Cafés Especiais (SCA, na sigla em inglês).
 

PROMOÇÃO — O concurso é promovido pela Câmara Setorial do Café do Estado do Paraná, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, IDR-Paraná e Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina.
 

PATROCÍNIO — O concurso Café Qualidade Paraná é patrocinado pela Amiste Cafés, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Bratac Seda, Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Crea-PR, Faep (Federação de Agricultura do Paraná), Fetaep (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná), Grupo Dois Irmãos, Integrada Cooperativa Agroindustrial e Ocepar (Organização das Cooperativas do Paraná), Prefeitura de Mandaguari, Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo) e Sociedade Rural do Paraná.

Confira a lista dos lotes inscritos clicando AQUI 

Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari 

Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia das Mães

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: