A Prefeitura de Mandaguari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou, na tarde desta quarta (23), a sala multidisciplinar para educação e terapias de reabilitação de crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
A sala multidisciplinar é equipada com recursos como simuladores de vento e chuva, difusores de essência olfativa, piscina de bolinhas iluminadas, feixe de fibras ópticas sensoriais, entre outros, bem como softwares de produção de filmes sensoriais e para testes cognitivos. Os recursos de R$ 300 mil para a sala multissensorial foram destinados ao município pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT).
A prefeita Ivonéia Furtado afirmou que a sala é importante para a inclusão e reabilitação das crianças. “Por meio da tecnologia e de atividades lúdicas, a sala promove o estímulo das crianças, através de todos os sentidos. Isso vai treinando as crianças para atividades diárias”, observou.
A secretária municipal de Saúde, Ane Lucena, lembrou que as pessoas com autismo ainda enfrentam preconceitos e afirmou que a sala multissensorial pode fazer “uma diferença profunda” na vida dos moradores: “É mais do que uma sala: é um espaço de esperança, inclusão e diversidade. Precisamos promover a plena inclusão e derrubar o preconceito.”
O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) lembrou que a sala multisenssorial é resultado de investimentos dos governos Federal e Estadual, em parceria com o município. “Nós trazemos muitos recursos, mas nenhum deles tocou tanto o meu coração como esse”, disse o parlamentar.
O presidente da Câmara dos Vereadores, Alécio Bento (PSD), agradeceu Chioratto, Gleisi e a prefeita Ivonéia, enfatizando que “a sala estará de portas abertas para atender bem” a todos os moradores.
A presidente da Associação de Familiares e Autistas de Mandaguari (AFAM), Fernanda Bassetto, disse que, após anos de engajamento, a inauguração da sala multissensorial é “a primeira porta que se abre”: “Nossa luta é justa, é de saúde pública, de educação. Precisamos de seguridade social, como essa que temos hoje”, observou.
COMO FUNCIONA – A sala é acionada por tablets ou computadores utilizando tecnologia IoT e conectados a um servidor por meio de uma rede wi-fi. Os recursos, como os de videomodelagem, permitem que a sala propicie ações que estimulam o tato, visão, audição, paladar, olfato e o equilíbrio em movimento.
Em Mandaguari, uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e educador físico vai disponibilizar atendimentos no local.
PRESENÇAS – O evento ainda contou com a participação de moradores da região e de crianças e jovens com TEA e TDAH, dos secretários municipais Alisson Barboza (Assistência Social), Fracisco de Biázio (Governo), Gilmar Tavares (Cultura, Esporte e Lazer), Selma Bertolini (Educação) e Yohann Furtado (Agricultura e Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo), da vereadora Claudete Velasco (PP), dos vereadores Danilo Camilo (PDT), Luiz Garcia (PSD), Sebastião Alexandre (MDB) e Sidney da Silva (PP), de técnicos e assessores dos poderes Executivo e Legislativo.
SALA MULTISSENSORIAL
Onde Rua Manoel Antunes Pereira, 634 – Centro, no Centro Comercial Araucária
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari