Desde o último dia 24 de maio, a Travessa João Cândido, em Mandaguari, conta com uma passagem de nível sensoreada em uma via com cruzamento ferroviário. A iniciativa é uma colaboração da prefeitura e a concessionária Rumo. O trabalho da empresa consiste na implantação de sensores de inteligência artificial que detectam a aproximação dos trens, já por parte da prefeitura é feita a instalação do semáforo integrado à tecnologia. No segundo semestre, a rua Vereador Tertuliano Guimarães Jr também deve receber o equipamento.
No momento, o semáforo está apenas com pisca intermitente no amarelo. A ideia é que os motoristas e pedestres se habituem à nova sinalização ao longo das duas próximas semanas. Após o período, os semáforos vão funcionar habitualmente.
Os locais selecionados para receber a tecnologia contabilizaram 9 acidentes entre 2019 e 2022. A intenção da empresa e da administração municipal é avaliar se a tecnologia será eficiente para aumentar a segurança e reduzir essas ocorrências.
“Possibilitar mais segurança nos cruzamentos da linha férrea é um pedido antigo dos nossos moradores. Estamos comprometidos com ações que evitem acidentes e tranquilizem motoristas, motociclistas e pedestres que recorrem a esses trechos”, afirma a prefeita de Mandaguari, Ivonéia Furtado.
TECNOLOGIA PIONEIRA – As passagens de nível sensoreadas são uma tecnologia pioneira desenvolvida pela Rumo, maior concessionária de trens do Brasil. O objetivo inicial é trabalhar o projeto de forma educativa, avaliando o comportamento dos motoristas e pedestres utilizando o mesmo sistema de sinalização do trânsito rodoviário nos cruzamentos com a ferrovia. A empresa busca a homologação dessa sinalização junto às autoridades de trânsito e à Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para ampliar os testes no Paraná. Antes de Mandaguari, a empresa concentrou os testes em passagens em nível nos municípios de Ponta Grossa, Arapongas, Jandaia do Sul e Curitiba.
Abaixo, algumas dicas importantes para manter a segurança da população em locais onde há passagem de trens:
Dicas de segurança:
Motoristas
– Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando
– Para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva)
– Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima.
– Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas.
Pedestres:
– Realize a travessia somente em passagem em nível (PN) oficial ou passarelas de acesso. Redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização.
– Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento.
– Nunca ande sobre os trilhos, é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia.
– Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais que podem ocasionar graves acidentes.
RUMO – A Rumo é a maior operadora de ferrovias do Brasil e oferece serviços logísticos de transporte ferroviário, elevação portuária e armazenagem. A Companhia opera 12 terminais de transbordo, seis terminais portuários e administra cerca de 14 mil quilômetros de vias férreas nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. A Rumo está presente na 18ª carteira do ISE B3, o Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3 que reconhece as empresas que são referências em práticas ESG.
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari