Nesta semana, mais de 6,5 mil estudantes da rede estadual devem realizar a Prova Paraná Mais, na área do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, que atende 16 municípios da região. A avaliação foi aplicada nesta segunda-feira (11) para alunos do 9º ano e, entre terça (12) e quarta-feira (13), será executada por estudantes da 3ª e 4ª séries do final da etapa do Ensino Médio, matriculados nos cursos regulares e integrados à Educação Profissional. Em todo o Paraná, aproximadamente 587 mil alunos devem realizar o teste.
Conforme a coordenadora de polo do NRE de Apucarana, Rubia Cherrite, a prova tem uma importância adicional para os alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, pois a nota da avaliação pode ser utilizada para compor a pontuação no processo seletivo de ingresso nas sete universidades estaduais. Esse processo é viabilizado pelo sistema Aprova Paraná Universidades, lançado na última quinta-feira (7).
O novo programa educacional garante que 20% das vagas nas universidades estaduais sejam reservadas para alunos da rede pública de ensino, com base na nota obtida na Prova Paraná Mais. O programa cria um sistema integrado de aproveitamento de notas, oferecendo uma nova alternativa para o acesso ao ensino superior no Estado.
“O aluno tem que ter estudado o Ensino Médio todo na escola pública e ter feito a Prova Paraná Mais. A partir disso, ele poderá ter acesso às sete universidades estaduais”, reitera.
No primeiro dia de prova, terça-feira (12), os alunos do Ensino Médio farão a prova de Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Redação no primeiro dia de prova. Na quarta-feira (13), eles realizarão as provas dos componentes de Geografia, História, Sociologia, Filosofia, Biologia, Física e Química. As provas contemplam as habilidades somente da Formação Geral Básica.
Já os alunos do 9º ano, final da etapa do Ensino Fundamental – Anos Finais, fizeram as provas de Matemática e Língua Portuguesa nesta segunda-feira, no NRE de Apucarana. “A Prova Paraná Mais serve para avaliar o rendimento dos alunos na aprendizagem. O resultado é por aluno, então a partir dos dados obtidos, a escola pode saber em que nível cada aluno está”, explica Adilson Fernandes da Cruz, coordenador da Prova Paraná Mais 9ª.
“Participar da Prova Paraná Mais é uma grande oportunidade para nossos estudantes, especialmente para aqueles que estão se preparando para a transição ao ensino superior. Essa avaliação não só nos permite entender melhor o nível de aprendizado e as necessidades de cada estudante em diferentes etapas, mas também oferece aos alunos das 3ª e 4ª séries do Ensino Médio uma vantagem importante na busca por uma vaga nas universidades estaduais”, reitera o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.
Informações: TNOnline