Início » Lupion destaca Senadora Tereza Cristina em vitória do Código Florestal no STF
Paraná em Notícias

Lupion destaca Senadora Tereza Cristina em vitória do Código Florestal no STF

Compartilhe no WhatsApp

Brasília – Após a importante vitória nos embargos de declaração relacionados ao Código Florestal no Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Pedro Lupion (PP-PR), destacou o papel fundamental da senadora Tereza Cristina (PP-MS) na articulação junto aos ministros da Corte.

A ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante o governo Bolsonaro fez diversas incursões ao Supremo para conversar com os magistrados. Ela, inclusive, levou secretários de meio ambiente de 18 estados para explicar por que a tese da “identidade ecológica” estava incorreta.

“Quando o último embargo começou a ser analisado, tinhamos seis votos contra nosso setor. A senadora não só virou esses votos, como conquistou a unanimidade entre todos os ministros”, afirmou o presidente.

A Tese da identidade ecológica surgiu a partir do voto anterior do ministro Luis Fux, relator da questão, e que pretendia alterar o previsto no Código Florestal.

Os embargos de declaração fizeram parte da agenda do agro e do Supremo pelos últimos 11 anos.

Entendimento

De acordo com a lei aprovada no Congresso Nacional, era possível compensar áreas no mesmo bioma. Isso fez com que pelo menos 17 estados e o Distrito Federal lançassem legislações locais que acompanhassem o código.

No entanto, em seu voto anterior, Fux disse que a compensação deveria ocorrer na mesma microbacia, ou seja, em local de igual “identidade ecológica”. “Isso colocaria a quase totalidade dos produtores rurais do país, que durante anos atuaram de acordo com o código, na ilegalidade do dia para a noite”, disse Lupion.

O presidente da FPA disse ainda que é fundamental, agora, a atuação dos governadores dos estados.

“É preciso que eles façam as análises do CAR (Cadastro Ambiental Rural) dos produtores, previsto no Código Florestal, e que tem sido usado, inclusive, como justificativa para embargo a diversos produtos brasileiros no exterior. A exemplo do que São Paulo e Mato Grosso já fizeram, os demais precisam analisar pra abrir a possibilidade do PRA (Programa de Regularização Ambiental), e garantir segurança jurídica aos produtores”, finalizou.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Pousada por do Sol- Clique

Encontro de Colecionadores

Obrigado Arapongas

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: