Paraná em Notícias

Londrina e região recebem II Seminário de Violência Política de Gênero na próxima quinta-feira (11)

Compartilhe no WhatsApp

Na próxima quinta-feira (11), das 8h30 às 17h30, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) promove, em parceria com a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, o “II Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso”, no auditório da Unicesumar, em Londrina.

A presidente do Núcleo de Inclusão e Diversidade do TRE-PR e desembargadora substituta do TJPR, Flavia da Costa Viana, destaca em relação à realização do evento em Londrina: “As mulheres do interior do estado, assim como representantes de partidos e da sociedade civil, também merecem ter um espaço de discussão e conscientização sobre a violência política contra a mulher, para que todas e todos, a partir de uma melhor compreensão a respeito do tema, possamos pensar e buscar estratégias para combater essa espécie de violência, que afasta as mulheres dos espaços públicos e acaba por enfraquecer nossa democracia”. 

Já a secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, qualifica a violência política de gênero como “uma barreira sombria que limita a participação feminina em espaços de poder e o progresso da nossa comunidade”. Para ela, a realização de seminários no interior do estado sobre o tema em um ano eleitoral “destaca nossa determinação em priorizar a igualdade de gênero e o combate à violência política”.

O evento contará com a participação da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; da professora de Direito Constitucional da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Estefânia Maria de Queiroz Barboza; da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Ivanete Paulino Xavier; da deputada estadual e procuradora da Mulher da ALEP, Cloara Pinheiro; da prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri; da secretária de Políticas para as Mulheres de Londrina, Liange Hiroe Doy Fernandes; e da doutoranda em Direitos Humanos e Democracia pela UFPR, Emanuella Magro Denora.

As palestras discutirão temas como a participação das vozes femininas nas eleições, a construção de sociedades inclusivas a partir da entrada de mulheres na política e a importância da Justiça Eleitoral na garantia de direitos políticos de mulheres.

Para participar do evento , é preciso confirmar a presença pelo site da Escola de Gestão do Paraná.

I Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso

No dia 26 de fevereiro, foi realizado, no auditório do edifício-sede do TRE-PR, o “I Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso”, com a presença do presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, do vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Paraná, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, da presidente do Núcleo de Inclusão e Diversidade do TRE-PR, desembargadora substituta do TJPR, Flavia da Costa Viana; da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; e da coordenadora do Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero da Procuradoria-Geral Eleitoral, doutora Raquel Branquinho Pimenta Mamede Nascimento.

 

A presidente do Núcleo de Inclusão e Diversidade do TRE-PR, doutora Flavia da Costa Viana, classificou o I Seminário como “um verdadeiro êxito”. “E foi apenas o primeiro passo desta ação que iremos disseminar em vários cantos do nosso Paraná. Ela destacou o pioneirismo da parceria entre a Justiça Eleitoral do Paraná, a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do governo do Paraná e a OAB-PR, “que tem por objetivo propiciar a um número cada vez maior de paranaenses um espaço qualificado de escuta, reflexão e debates a respeito desse tema tão atual e urgente”.

Próximos Seminários

Está prevista a realização de mais quatro edições do Seminário de Violência Política de Gênero: Precisamos falar sobre isso, nas seguintes cidades: 

– Ponta Grossa, no dia 26 de abril, no auditório da OAB (aguardando confirmação);

– Guarapuava, no dia 3 de maio, no auditório da OAB;

– Umuarama, no dia 16 de maio, também no auditório da OAB (aguardando confirmação);

– Cascavel, no dia 21 de junho, com local a confirmar.

SERVIÇO – II Seminário de Violência Política de Gênero

Data: 11 de abril de 2024

Horário: das 8h30 às 17h30

Local: Auditório UNICESUMAR – Avenida Santa Mônica, 450, Santa Terezinha, Londrina – PR

Confirmação de presença:  site da Escola de Gestão do Paraná

Informações: TRE – Pr

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia das Mães

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: