Início » Lei do acesso gratuito ao histórico de veículos entra em vigor no Paraná
Paraná em Notícias

Lei do acesso gratuito ao histórico de veículos entra em vigor no Paraná

Compartilhe no WhatsApp

A partir do novo extrato, a população poderá consultar quilometragem, registro de sinistro, recall, situação do financiamento, leilões e histórico de alterações do veículo.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) informou que, a partir desta quarta-feira (2), disponibilizará gratuitamente no portal detran.pr.gov.br o histórico completo dos veículos licenciados no Estado. A medida foi garantida pela lei 20.770/2021, proposta na Assembleia Legislativa do Paraná pelos deputados Soldado Fruet e Homero Marchese, ambos do PROS, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em novembro do ano passado.

Segundo o deputado, além da segurança na compra do veículo, a Lei contribui para a segurança no trânsito. “Os dados oficiais mostram que uma parte expressiva dos veículos leiloados no Estado são colocados em circulação novamente ou têm suas peças vendidas no mercado. Se a pessoa souber que o carro teve um sinistro, por exemplo, poderá fazer a manutenção adequada e, assim, evitar acidentes de trânsito”, exemplificou.

O diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita, ressaltou que a Lei traz mais transparência ao processo. “Disponibilizando mais informações aos atuais e futuros proprietários de veículos, garantiremos mais segurança na compra e proporcionaremos que o cidadão conheça o histórico do bem móvel a ser adquirido”, disse.

Ao solicitar um extrato do veículo, algumas informações como a comunicação de venda, bloqueio administrativo ou judicial, financiamento e restrições do gravame, e ocorrência de furto/roubo já eram disponibilizadas pelo Detran-PR. A partir do novo extrato, a população contará com informações extras: quilometragem, registro de sinistro, recall, situação do financiamento, se o veículo está retido ou foi para leilão e histórico de alterações de características. A quilometragem passou a ser incorporada aos processos veiculares do Detran-PR a partir de junho de 2020, por isso esta informação não constará no extrato dos veículos que possuem processos de aquisição anteriores a esta data.

O extrato completo trará as seguintes informações:

  • Informações do veículo (Ano, Modelo, Tipo, Espécie, Cor, etc.);
  • Débitos (Multas, IPVA, Licenciamento, Seguro DPVAT, Dívida Ativa);
  • Recall;
  • Situação do financiamento (se houver);
  • Se o veículo está retido ou foi para leilão;
  • Registro de furto/roubo;
  • Bloqueio administrativo ou judicial;
  • Odômetro (quilometragem);
  • Registro de sinistro;
  • Restrição da Receita Federal do Brasil;
  • Histórico de alterações de características.

Com Informações:ALEP

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Pousada Por do Sol

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Edital de Convocação – Clique

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: