Com o recebimento de novas 620 doses da vacina CoronaVac, na tarde de ontem, 08, – por meio da distribuição feita na 16ª Regional de Saúde de Apucarana, o município de Arapongas iniciará a vacinação aos idosos acima de 90 anos, nesta terça-feira, 09. A primeira Unidade de Saúde a dar início às ações será a UBS Baroneza. As equipes já entraram em contato com os idosos. Neste local, a vacinação vai iniciar às 13h.
ESQUEMA – De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde equipes volantes de vacinadores estarão nesta semana, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) – em horários específicos, para os atendimentos aos idosos acima dos 90 anos. Cada UBS fará o contato com os idosos da sua região de referência repassando informações. “ Esse chamado será feito pelas equipes da UBS’s, que entrarão em contato com os idosos, falando sobre o dia da vacinação e horários. Nossas equipes irão até as UBS’s com horário agendado realizar as vacinas nos idosos das suas respectivas áreas. Nossa meta é que cada equipe volante atenda por dia até 4 UBS’s, alcançando até sexta-feira todas as 30 UBS’s Unidades”, afirma o secretário, Moacir Paludetto Jr.
IDOSOS ACAMADOS – Para esse grupo, as equipes volantes de vacinadores irão até a casa de cada um dos pacientes.
Ainda conforme a Secretaria de Saúde, na sexta-feira, 12, um novo mapeamento será feito para análise do alcance vacinal desse grupo prioritário. “ Caso algum idoso acima dos 90 anos não tiver sido vacinado até sexta, 12/02, será necessário que os familiares entrem em contato com a UBS mais próxima para atualizar o cadastro do paciente e agendar a vacinação”, frisa Moacir.
DEMAIS GRUPOS PRIORITÁRIOS – A respeito da vacinação das outras faixas etárias, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda o envio de novos lotes para o início da vacinação destes grupos. Em breve será disponibilizado no site da Prefeitura de Arapongas um link para que a população dos demais grupos prioritários realize um pré-cadastro com o objetivo de otimizar o tempo quando tal público for vacinado.
IMPORTANTE: A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o contato para a vacinação dos idosos acima dos 90 anos será feito exclusivamente via ligação telefônica, apenas pelas equipes das UBS’s de referência. E orienta ainda que não forneçam dados via whatsapp ou demais redes sociais dos pacientes.