Procedimento garante maior precisão e rápida recuperação ao paciente
O HONPAR – Hospital Norte Paranaense, é referência em cirurgias para tratar de problemas na coluna, por meio de endoscopia. O procedimento é recomendado para casos de hernia de disco aguda, estenose foraminal e estenose de canal medular, que causam fortes dores e comprometem a qualidade de vida dos pacientes.
O neurocirurgião, Gianfelipe Belini Poliseli, responsável pela equipe que realiza este tipo de cirurgia no hospital, explica que esta técnica é menos invasiva que os métodos tradicionais, garantindo maior precisão no tratamento do problema.
“Com a endoscopia nós fazemos um pequeno corte na pele que é fechado com apenas dois pontos de sutura, isso é extremamente benéfico para o paciente, pois conseguimos diminuir traumas cirúrgico com cortes grandes, isso garante a resolutividade do problema com maior precisão, garantindo uma rápida recuperação ao paciente”, diz.
Com este tipo de procedimento, o tempo de internamento hospitalar é reduzido, assim como evita traumas futuros.
“Na técnica convencional nós precisamos de uma abertura maior para chegar à lesão, isso faz com que o internamento do paciente seja superior a dois dias, além disso, pode ocorrer problemas futuros por conta da manipulação maior do paciente”, alerta o especialista.
Atualmente o HONPAR é o único hospital da região norte do estado a realizar este tipo de procedimento em cirurgias de coluna. Desde o início da operação, foram realizadas mais de 300 intervenções com esta técnica.