Rolândia

Hebert Bartz é eternizado com um busto em frente ao Museu Municipal de Rolândia

Compartilhe no WhatsApp

O prefeito Ailton Maistro, a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro, o vice-prefeito Márcio Vinicius, o deputado estadual, Cobra Repórter, o secretário de Agricultura e Abastecimento, do Paraná, Norberto Ortigara, o presidente da Câmara, vereador Reginaldo Silva, e os secretários (as) de Cultura e Turismo, Flávia Galbero; de Agricultura e Meio Ambiente, Audinil Maringonda Junior; o procurador Geral, Wilson Sócio Junior; Desenvolvimento Econômico, Horácio Negrão; Planejamento, Zeca Salgueiro; Compras, Licitações e Patrimônio, Maria do Carmo Gorla; Administração Paulo Lima, chefe de Gabinete, Sérgio Domingues; Educação, Leise Camargo; Serviços Públicos, Lucinei Masson; o presidente da Sociedade Rural do Paraná, Marcelo Janene El Kadre, autoridades e convidados prestigiaram a inauguração do busto em homenagem ao agricultor, Herbert Bartz, o ‘pai’ do plantio direto no Brasil.

A inauguração do busto aconteceu nesta segunda-feira dia 23 de outubro, data exata de quando Bartz fez o experimento que foi copiado na América Latina.

A peça instalada em frente ao museu municipal foi feita por Alberto Honda e Jiro Nishimura, da Jacto SA, patrona do busto de Herbert Bartz.

Marie Bartz, representando a família Bartz ficou emocionada com a homenagem ao agricultor, que faleceu aos 83 anos devido a complicações de uma pneumonia.

A técnica utilizada pelo agricultor de Rolândia, o plantio direto, ajuda os agricultores a aumentarem a sua eficiência. Estima-se que produtividade da soja pode crescer de 30% a 40% com este método e, além disso, a terra é útil durante todo o ano por causa da rotação de culturas.

Participaram ainda da solenidade os vereadores Ratolino, Guilherme Spanguemberg, Vilmar Boy, Isaac Altino, Sandro Leonardi e as vereadoras Cristina Pieretti e a líder do prefeito, Janaina Benelli; o vice-presidente da FEBRAPDP para o Estado do Paraná, o Engenheiro Agrônomo Daniel Rosenthal; a presidente do Sindicato Rural de Rolândia, a Senhora Gayza Iácono; representando a Presidente da EMBRAPA Silvia Massuha; o Chefe de P&D da EMBRAPA Soja Adeney Bueno; representando a Presidente da SBCS Maria Eugênia Escobar, a Professora Nilvania Mello; o Presidente da Federação de Agricultura do Estado do Paraná, Ágide Meneguette, dentre outras autoridades, além de convidados.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Dia da Mulher

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: