Paraná em Notícias

Governo do Paraná e Airbnb lançam rota para promover turismo sustentável no Litoral

Compartilhe no WhatsApp

O Governo do Estado e o Airbnb lançaram nesta segunda-feira (22), no Palácio Iguaçu, a rota de turismo sustentável “Coração da Mata Atlântica: segredos do Paraná”. O roteiro foi apresentado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e diretores da empresa e vai contar com uma página especial dentro da plataforma do Airbnb para promover viagens que valorizam a cultura e a economia das comunidades locais nas áreas do bioma, no Litoral do Paraná.

Localizada no maior remanescente da Mata Atlântica do Brasil, a rota vai passar pelos municípios de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, valorizando o empreendedorismo sustentável e destinos turísticos como o Caminho do Itupava, o Pico do Paraná, o Parque Estadual Pico do Marumbi e a Ilha de Superagui, além de empreendimentos particulares na região.

A iniciativa faz parte do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), da Invest Paraná, que incentiva o desenvolvimento econômico sustentável de diferentes regiões paranaenses, inclusive o Litoral. O programa trabalha com as comunidades locais para inserir valor comercial à produção de pequenos empreendedores, sem deixar de lado processos tradicionais e históricos de produção.

A parceria, destacou Ratinho Junior, demonstra o novo momento do Litoral do Paraná, além de aproveitar a vocação da região para o turismo de natureza para gerar emprego e renda. “Todo o potencial do Litoral do Paraná, em especial na região de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba, que fica no coração da Mata Atlântica, vai ser divulgado em todo o planeta, porque o Airbnb é uma empresa global e a maior plataforma de hospedagem do mundo”, disse.

“Isso representa um potencial gigante para a atração de mais turistas ao Estado, o que vai se refletir na geração de emprego, fortalecendo negócios de gastronomia, pousadas, hospedagens e transporte”, destacou o governador. “Estamos conseguindo atrair grandes iniciativas ao Litoral, com muita criatividade, trabalho e planejamento. Já tivemos os cruzeiros internacionais, que trouxeram 30 mil turistas à região, e agora mais essa opção para fortalecer o turismo sustentável”.

ROTAS AIRBNB – O projeto Rotas Airbnb, que tem agora nove roteiros no Brasil, é uma iniciativa da plataforma de hospedagem para promover destinos sustentáveis, que valorizam a cultura e a economia das comunidades locais. “A inclusão do Paraná entre as rotas do Airbnb reforça o compromisso da plataforma em unir forças em prol de um turismo sustentável e ecologicamente correto, além de estimular o turismo doméstico”, explicou Aleksandra Ristovic, gerente de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb no Brasil.

“Esse tipo de cooperação é importante porque fortalece a divulgação de destinos e experiências, com a movimentação da economia local. Por meio da parceria com a Invest Paraná, a inclusão do Estado aos destinos do Rotas Airbnb agrega um rico conhecimento compartilhado com a comunidade de anfitriões e viajantes”, ressaltou Aleksandra.

O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, destacou que a iniciativa promove segmentos que têm crescido muito, como o turismo de natureza, de aventura e de base comunitária. “Depois da pandemia, houve uma mudança muito grande no comportamento das pessoas, que passaram a buscar esse tipo de turismo responsável e sustentável”, salientou.

CHAMADA PÚBLICA – Para auxiliar os empreendedores locais a aproveitarem o potencial da rota, a Invest Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo e a Grande Reserva Mata Atlântica, está com uma chamada pública aberta para selecionar propriedades turísticas para um programa de incubação e capacitação. As inscrições podem ser feitas até 30 de abril AQUI.

Podem participar pessoas físicas e jurídicas que ofereçam serviços de acomodação e hospedagem, visitação à propriedade e experiências turísticas, passeios ou tours e de gastronomia e alimentação. Serão selecionados 30 participantes dos três municípios que fazem parte da rota. Eles serão acompanhados ao longo do programa e terão acesso a um pacote de benefícios personalizados, relacionados à gestão, finanças, marketing e boas-práticas.

“Estamos trabalhando desde 2021 com as comunidades locais, oferecendo oficinas, fazendo pesquisas de campo e também buscando parceiros como o Airbnb”, explicou o gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Bruno Banzato. “Essa rota entrega aquilo que a comunidade nos demandou, que é integrar o turismo nessas três cidades do Litoral Norte do Paraná, para que o turista conheça os diversos atrativos disponíveis nesses locais”.

ATRATIVOS – A rota destaca atrativos da Serra do Mar e do Litoral, onde fica parte considerável do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica no Brasil, com uma grande diversidade de fauna e flora. Ela inclui destinos como a Estrada da Graciosa, o Parque Estadual Pico do Marumbi, as cachoeiras na Serra do Mar, as ilhas de Guaraqueçaba, entre outros.

Na rota é possível percorrer caminhos históricos, como o do Itupava, que ligava o planalto à costa; conhecer a culinária e os costumes locais, que vão desde o barreado até o fandango caiçara; aproveitar atrativos como montanhas, rios e cachoeiras e praticar atividades como canoagem, rafting e trekking. Na página do projeto, o Airbnb também destaca empreendedores locais que contam com hospedagens e oferecem experiências turísticas ao longo desse percurso.

Tatiana Perim, diretora-executiva e fundadora do Ekôa Park, empreendimento ecológico localizado em Morretes, destacou que a nova rota valoriza o turismo de base comunitária e os negócios locais que se preocupam com a preservação do meio ambiente. “Ter o Airbnb, que é uma empresa mundial, olhando para o Paraná já nos causa muito orgulho. E essa rota interligando os três municípios certamente vai potencializar o turismo, trazendo o desenvolvimento sustentável inclusivo, continuando com a preservação do meio ambiente que é o grande ativo dessa região”, disse.

“Esse trabalho valoriza a Grande Reserva da Mata Atlântica e os empreendimentos locais. Os empresários passam a entender a importância da preservação do bioma, mostrando o valor de manter a floresta em pé”, ressaltou o diretor-executivo da Adetur Litoral, José Reis de Freitas Neto.

VOCAÇÕES REGIONAIS – Lançado em 2020 pela Invest Paraná para aprimorar as cadeias de valor dos produtos típicos e sustentáveis do Estado, o programa Vocações Regionais Sustentáveis promove produtos e destinos que unem história, cultura, conhecimento e riquezas naturais. A ideia é incentivar os pequenos produtores rurais e as comunidades tradicionais a ganhar novos mercados, além de valorizar a bioeconomia regional.

O programa está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), unindo conhecimentos tradicionais aos científicos e tecnológicos, com apoio da gestão pública. Por meio da metodologia Value Links 2.0 e com a colaboração de mais de 30 parceiros institucionais, o programa visa incentivar pessoas e fomentar a criação de processos inovadores que mantenham a floresta em pé, ao mesmo tempo em que geram fontes de renda.

PRESENÇAS – Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; e da Administração e Previdência, Elizandro Frigo; os diretores da Invest Paraná, Rogério Chaves e Giancarlo Rocco; o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Callado; os deputados estaduais Anibelli Neto e Alexandre Curi; os prefeitos de Morretes, Júnior Brindarolli; de Antonina, Zé Paulo; e de Guaratuba, Roberto Justus.

Agência Estadual de Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Noite de Queijos e Vinhos

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: