Paraná em Notícias

Governador garante apoio do Estado na urbanização da ocupação Bubas, em Foz

Governador
Governador
Compartilhe no WhatsApp

Considerada a maior ocupação urbana do Paraná, a área conhecida como Bubas, em Foz do Iguaçu (Oeste), passará por obras de urbanização com apoio do Governo do Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu na terça-feira (26) com o prefeito Chico Brasileiro e representantes do Estado para buscar soluções para a área. A estimativa é que cerca de 1,8 mil famílias vivam no terreno de 40 hectares, localizado no bairro Porto Meira.

Ratinho Junior determinou que a Copel e a Sanepar já iniciem as instalações das redes de energia elétrica, água e esgoto nos imóveis, mesmo enquanto ainda tramita na Justiça as questões relativas à indenização dos antigos proprietários do terreno. Além disso, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas deve auxiliar a prefeitura de Foz do Iguaçu na pavimentação das ruas do local.

As obras estão previstas para iniciarem assim que a prefeitura concluir o mapeamento da área e o recadastramento dos moradores para atualização de dados, o que dará a dimensão exata do número de famílias e de casas no local.

“Com os imóveis regularizados, os moradores poderão ter acesso aos programas para construir, reformar ou ampliar as suas moradias. Quando a pessoa adquire o direito de ter esse patrimônio, estabelece de vez a sua vida”, afirmou o governador. “O Estado e o município, por sua vez, vão executar as obras de urbanização necessárias para que as famílias da Ocupação Bubas vivam com dignidade”.

– Uma força-tarefa foi montada pelo município para atuar no planejamento das obras, com participação de representantes da Fozhabita, das Secretarias Municipais de Assistência Social; de Obras; de Planejamento e de Meio Ambiente, além da Procuradoria-Geral, Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila) e lideranças comunitárias.

Segundo o prefeito Chico Brasileiro, as ações do Estado e do município têm aval da Justiça para serem realizadas. “Resolvemos a primeira parte, que é a autorização para que a prefeitura e o Estado pudessem agir para melhorar a infraestrutura e levar equipamentos públicos adequados à Ocupação Bubas. O governador garantiu o apoio do Estado e, agora, vamos formatar e executar um bom projeto de reorganização dessa área”, disse.

“Com a confirmação da Justiça para a regularização fundiária dessa área de ocupação, vamos planejar as obras de infraestrutura e implantação dos serviços públicos necessários”, destacou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Augustinho Zucchi. “A prefeitura vai apresentar o projeto urbanístico até o final de maio, que inclui o arruamento, tamanho de lotes e números de residências, para que então a Copel e a Sanepar possam fazer a intervenção e dar acesso aos serviços de energia e saneamento”.

– Também acompanharam a reunião o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; e os presidentes da Copel, Daniel Pimentel Slaviero; e da Sanepar, Claudio Stabile.

Agencia Estadual de Notícias

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Tonél Decor

Vendo ou Troco Apartamento

Dia das Mães

Fala Aí – 87,9 FM

JR Martelinho de Ouro

Açucaradus

Atom Academia

Promoção Beneficente 22/05

Cursos Gratuitos

Clique na Imagem p/Ampliar

Jornal Edição de Notícias

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: