Celebrado nesta quarta-feira – 25 de novembro, o Dia Internacional da luta contra a violência doméstica foi enfatizado pelas Forças de Segurança de Arapongas, entre elas, Guarda Municipal – por meio da Patrulha Maria da Penha, Polícia Civil e Polícia Militar. Na oportunidade, os órgãos de segurança promoveram uma reunião na sede da Delegacia da Mulher, a fim de tratar questões que unam esforços para o combate e ações preventivas à violência doméstica e familiar contra as mulheres, seja ela, física, psicológica, sexual, patrimonial ou moral. O atendimento especializado para as vítimas também foi destacado. Conforme a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GM Denice Amorim, reafirmar ações que levam respaldo para as mulheres vítimas de violência é algo que tem sido feito diariamente. “ São serviços especializados, do qual, temos dado atenção o ano todo. No encontro de hoje, destacamos o atendimento das vítimas de violência sexual, a fim de reduzir o sofrimento e constrangimento no momento de relatar o fato”, disse. Ela ainda acrescentou que seria iniciado nesta semana a Campanha “ 16 dias de ativismo pelo fim da violência à mulher”, porém, devido à pandemia da Covid-19 a campanha deixará de ser presencial, sendo realizadas divulgações online.
Atendimentos – Conforme a GMA, através do programa Maria da Penha foram realizados de janeiro até agora os seguintes atendimentos:
– 12 Prisões em flagrante por descumprimento de medida protetiva;
– 11 Atendimentos de descumprimento de medida sem flagrante;
– 18 Atendimentos em que houve relatos de descumprimentos;
– 08 Solicitações de revogação de medidas de proteção;
– 08 Atendimentos pelo acionamento do botão do pânico;
– 95 Encaminhamentos aos demais serviços da rede de atendimento
– 46 Mandados de revogação de medida protetiva encaminhadas pela 1ª e 2ª Varas Criminais para o setor da Patrulha Maria da Penha.
Dados Delegacia da Mulher – Referente ao período de 18 de maio de 2020 a 20 de novembro de 2020, foram realizados 1.438 atendimentos e 247 medidas protetivas.
Canais para denúncias – 190 – se não possuir medida protetiva/
153 ou 08006459060 – se já possuir a medida protetiva/
32782209 – WhatsApp Delegacia da Mulher/
991800427 – WhatsApp Patrulha Maria da Penha