Prefeitos de 64 municípios do Paraná assinaram na segunda-feira (9), em evento com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, a adesão ao programa Caixa d’Água Boa. A iniciativa viabiliza a instalação de caixas d’águas em casas de famílias carentes.
O prefeito de Faxinal, Ylson Alvaro Cantagallo, o “Gallo” assinou termos aditivos juntamente com mais 70 municípios.
O Caixa d’Água Boa visa a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social. Os recursos são oriundos de um contrato do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê regularização fundiária de assentamentos precários e produção ou melhoria de moradias urbanas e rurais – na qual se insere o programa.
Como funciona
A Sanepar doa os conjuntos compostos por reservatório domiciliar com capacidade de 500 litros, tubulação e base metálica e a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho promove um auxílio financeiro no valor de R$ 1 mil para investir na mão de obra necessária à instalação. Os municípios são responsáveis pelo armazenamento e distribuição dos materiais que compõem o kit e fiscalizam a instalação
Critérios para fazer parte do programa
As famílias contempladas devem atender aos seguintes critérios: residir em município abrangido por programas sociais da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho e que possua contrato de concessão ou programa vigente com a Sanepar; residir em domicílio urbano abastecido com água pela companhia; estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e encontrar-se em situação de vulnerabilidade social conforme Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVFPR) e, por fim, ter renda máxima de até meio salário-mínimo.
fonte/Agência de Noticias do Paraná