De junho até setembro de 2019, Faxinal irá realizar o cadastramento biométrico, compreendendo também as cidades de Cruzmaltina e Borrazópolis. O desembargador, Dr. Pedro Luís Sanson Corat, esteve reunido na manhã dessa terça-feira (09) de abril no gabinete do prefeito de Faxinal, Ylson Alvaro Cantagallo, para discutir os trâmites a serem tomados para a realização de um mutirão para a biometria. A biometria é obrigatória, e o não cadastramento implicará em perca do título de eleitor e outras sanções. Cada municipio se comprometeu em estar empenhado na divulgação, transporte e disponibilizando funcionários para estar auxiliando na biometria.
“Agradeço a cooperação do prefeito Ylson Alvaro Cantagallo e dos representantes dos municípios de Borrazópolis e Cruzmaltina. Esse é um trabalho importante que vai auxiliar muito toda a região e o resultado será o melhor possível”, concluiu o desembargador.
A meta do Projeto Biometria 2019 é chegar à marca de 100% do eleitorado cadastrado em Faxinal, Cruzmaltina e Borrazópolis.
Para o Tribunal Regional Eleitoral, o objetivo maior é de garantir um sistema de votação verdadeiramente democrático e seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral, merecendo destaque o desenvolvimento das urnas com leitor biométrico, que possibilitam ao eleitor registrar seu voto por meio de identificação biométrica (através de sua impressão digital). No dia da votação, após a prévia apresentação dos documentos, a identidade do eleitor será confirmada por meio da sua impressão digital. Se o mesário tiver dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, ele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para a confirmação da identidade.