Arapongas

Famílias do Dorcelina Folador recebem títulos definitivos de propriedade em Arapongas

Compartilhe no WhatsApp

Um sonho de vários anos de famílias do Assentamento Dorcelina Folador acaba de se tornar realidade: a assinatura dos Títulos Definitivos (TD) de propriedade. Foram beneficiadas 62 das 94 famílias assentadas. As demais famílias, cujos documentos ainda estão em tramitação, deverão receber os títulos em outra etapa. O evento contou com a presença de várias lideranças, entre elas Nilton Bezerra Guedes, superintendente regional do Incra. O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, também comemorou. “Ficamos felizes com o desfecho, pois é um trabalho que demorou anos e que teve também a participação direta da Prefeitura de Arapongas”, afirmou Onofre. Ele não esteve presente, em função de compromissos assumidos previamente. A entrega dos títulos aconteceu na manhã do último dia 02.

Vicky Vergara, diretora de Agricultura da Secretaria Municipal de Agricultura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, destacou que o empenho pela emissão dos títulos já dura anos. “Esse trabalho se tornou mais intenso a partir de 2018. Foi firmado, inclusive, um Termo de Cooperação Técnica entre o Incra e a Prefeitura, que foi um passo imprescindível para se chegar agora à emissão dos títulos”, comenta Vicky. Em fevereiro de 2022, em evento no auditório da Prefeitura de Arapongas, com a presença também do secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, foi feita a entrega de mapas memoriais descritivos, parte do processo para a regularização fundiária. O mapa trouxe exatamente qual é o limite da propriedade, com imagens georreferenciadas.

Na época, o diretor de Gestão Territorial do IAT, Amílcar Cavalcante Cabral, disse que o trabalho realizado no assentamento representou investimento da ordem de R$ 300 mil. O prefeito Sérgio Onofre relembrou a luta das famílias de assentados desde a ocupação e o apoio que deu a elas desde os tempos em que era vereador, inclusive nas situações de enfrentamento. “Eu não conheço os demais assentamentos, mas o que posso falar é que aqui, no Dorcelina Folador, há pessoas de bem, há famílias de trabalhadores, de onde inclusive compramos parte dos alimentos que compõem a nossa merenda escolar”, destacou o prefeito.

Também na época, alguns assentados mostraram-se emocionados ao receber o documento. “Há muito tempo que eu estava esperando por isso. O sofrimento que eu tive pra chegar até esse momento não tem como explicar”, afirma Alcides Ramos. “Não tenho palavras. É só gratidão. Estou há 12 anos na propriedade e estamos juntos mais do que nunca”, relatou Iracema de Oliveira Bezerra, que cultiva cana, mandioca, milho e verduras.

No evento desse dia 02, também esteve presente Damasceno José Oliveira, da Direção Estadual do MST no Paraná.

 

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Dia da Mulher

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: