A família acolhedora é uma forma de cuidado alternativa ao acolhimento institucional para crianças e adolescentes que, por algum motivo, foram afastados de suas famílias de origem. Em Mandaguari o programa está ligado à Secretaria de Assistência Social e atende atualmente cinco crianças acolhidas por duas famílias, das quatro cadastradas no programa.
De acordo com o Guia de Acolhimento Familiar do Governo Federal, existem aproximadamente 30 mil crianças e adolescentes acolhidos no Brasil, entre os quais 5% são atendidos em Serviços de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA).
Trata-se de uma modalidade de acolhimento familiar que seleciona, cadastra, capacita e acompanha indivíduos/famílias que desejam serem acolhedores. É destinado às crianças e adolescentes em situação de afastamento temporário por determinação judicial de sua família natural.
A medida protetiva possibilita ao acolhido ser protegido por uma família acolhedora cadastrada, incluindo acompanhamento psicossocial durante todo o processo. Vale ressaltar que não é considerada uma adoção, ou seja, são processos distintos.
BENEFÍCIOS – Dentre os benefícios da Família Acolhedora, destacam-se:
Preservação da convivência familiar comunitária
Cuidado integral, personalizado e individualizado
Colabora na desinstitucionalização da criança
Vínculos afetivos mais estáveis, favorecendo o desenvolvimento saudável
Ambiente mais amistoso e próximo do núcleo familiar
Reduz danos causados pelo afastamento da família origem
SERVIÇO
Endereço á Rua Padre Antonio Lock, 392, centro.
Telefone: (44) 99183-0140.
E-mail: [email protected]
Acompanhe o trabalho da Prefeitura em:
www.facebook.com/prefeiturademandaguari e www.instagram.com/prefmandaguari
Fonte: Comunicação Social da Prefeitura de Mandaguari