O prefeito de Sabáudia, Moises Soares Ribeiro, participou nesta manhã de sexta-feira (03), de uma reunião que aconteceu na Associação dos Municípios do Médio Paranapanema – Amepar, com sede em Londrina, com outros prefeitos e diversas lideranças da região e do Estado.
Na pauta, o principal assunto debatido foi a dificuldade encontrada pelos 22 municípios que compõem a Amepar em comprar medicamentos para suas respectivas farmácias municipais.
Segundo Moises, o problema que tem se agravado ainda mais desde a pandemia e a guerra da Ucrânia, entre outras questões econômicas mundiais que afetam a aquisição de matéria-prima e que tem atingido todo o país.
Os prefeitos querem encontrar um caminho para suprir as necessidades da saúde pública enfrentada com a falta de medicamentos básicos desde antibióticos como Amoxicilina, analgésicos e antitérmicos como e Dipirona, entre outros.
Uma das medidas é a adesão de um novo consórcio, através de Protocolo de Intenções com o Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública, Soluções e Melhorias do Norte Central Paranaense – CISMEL-NCP, viabilizando e auxiliando na compra desses medicamentos.